07/06/2023 às 17:04, atualizado em 07/06/2023 às 17:25

Novos servidores da assistência social já têm lotação definitiva

Foram nomeados para a Sedes 95 profissionais de nível superior, entre assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) anunciou nesta quarta-feira (7) a lotação definitiva dos 95 novos servidores da pasta. Foram nomeados assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais. A maioria vai atuar nas unidades socioassistenciais da ponta, reforçando o atendimento às famílias vulneráveis do DF. O ato para definir a lotação definitiva dos novos servidores foi no Centro de Treinamento e Capacitação (CTC) da Sedes, no Guará. 

A pedagoga Lauane Assumpção comemorou: “Como também sou professora, posso contribuir bastante nesse trabalho com a comunidade. Vou dar o meu melhor” | Foto: Renato Raphael/Sedes

Com a posse desses especialistas, fica zerado o cadastro de reserva do último concurso da Sedes. Desde a primeira leva de nomeações, em maio de 2020, já foram nomeados 1.335 novos servidores para cargos de nível superior e nível médio, para atuação nas secretarias de Desenvolvimento Social, da Justiça e Cidadania (Sejus) e da Mulher (SMDF). A maioria ficou lotada na Sedes, pasta responsável pela política de assistência social do DF.

Destacada para trabalhar no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santa Maria, a pedagoga Lauane Assumpção, 37 anos, comemorou: “Gosto de trabalhar com famílias vulneráveis, com grupos. Como também sou professora, posso contribuir bastante nesse trabalho com a comunidade. Vou dar o meu melhor”.

Experiência

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Trabalhei por alguns anos com adolescentes em conflito com a lei, inclusive no antigo Caje [Centro de Atendimento Juvenil Especializado]; então, vejo a necessidade que essas pessoas têm de informação, não é ‘só dar o peixe, é ensinar a pescar’, não é só fomentar e resolver uma questão, é garantir autonomia e dar alternativas”, comentou a educadora social Sirlene Freitas, 45 anos, que vai atuar no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Cecon) Estrutural.

Nesse primeiro mês, até ser definida a lotação definitiva, os novos servidores passaram por um processo de ambientação e capacitação na Escola Virtual da Sedes. “Esse concurso foi muito travado, imagino a angústia que cada um de vocês passou”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. “É muito gratificante saber que eu participei da nomeação de 1.335 pessoas. Desejo aqui boas-vindas aos novos servidores. São 95 novos profissionais que vão reforçar nossa equipe”.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social