07/06/2023 às 16:43, atualizado em 07/06/2023 às 17:19

Órgão de pesquisa do DF comemora um ano nesta quarta (7)

Durante ato solene pelo primeiro aniversário do IPEDF, foi assinada uma portaria que institui o programa Qualidade de Vida no Trabalho

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Em junho de 2022, nascia o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), uma autarquia científica, tecnológica e de inovação que produz pesquisas e estatísticas para gerar conhecimento e fornecer subsídios para aprimorar as políticas públicas do Governo do Distrito Federal (GDF), com o objetivo de melhorar as condições de vida da população. Nesta quarta (7), o IPEDF completa um ano de existência, comemorado com ato solene ao qual compareceram autoridades do GDF, além da diretoria, empregados e servidores da autarquia.

Servidores do IPEDF comemoraram a data junto a representantes do GDF | Foto: Marconi Henrique/IPEDF

Na abertura do evento, o diretor-presidente do IPEDF, Manoel Barros, falou sobre a transição e transformação de Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) em instituto: “Essa transformação deve vir acompanhada de uma estruturação. Este talvez seja nosso maior compromisso no momento: estruturar o instituto com a criação de carreiras para que ele possa continuar a desenvolver plenamente seu trabalho”.

Políticas públicas

[Olho texto=” “Não é possível fazer política pública enquanto governo sem ter um aparato científico que vai proporcionar as ações do governo, inclusive direcionar com foco e estratégia a utilização dos recursos públicos” ” assinatura=”Epitácio Júnior, secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida” esquerda_direita_centro=”direita”]

O representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), José Messias, abordou a importância do IPEDF para as secretarias do GDF. “Somos parceiros na Pesquisa de Emprego e Desemprego [PED], que nos subsidia na tomada de decisão e nas políticas públicas de trabalho e renda no âmbito do DF”, lembrou. “Essa relevância não é somente para nós, mas estende-se para outras secretarias e órgãos que dependem do conhecimento produzido para a tomada de decisão com qualidade científica e técnica”.

O titular da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), Epitácio Júnior, também falou sobre a participação do IPEDF nos trabalhos de outros órgãos: “Não é possível fazer política pública enquanto governo sem ter um aparato científico que vai proporcionar as ações do governo, inclusive direcionar com foco e estratégia a utilização dos recursos públicos”.

Qualidade de vida

Além da solenidade, o IPEDF promoveu atividades internas para o bem-estar de seus colaboradores, como palestras, cantoterapia e ginástica laboral. Ainda na ocasião, foi assinada a portaria que institui o programa Qualidade de Vida no Trabalho. “Não há como um órgão exercer uma atividade sem promoção da qualidade de vida entre seus colaboradores”, ressaltou o secretário-executivo da Sequali, que assinou o documento com o presidente do instituto.

*Com informações do IPEDF