08/06/2023 às 11:07, atualizado em 08/06/2023 às 11:49

Orla do Lago Paranoá é palco de aula de educação ambiental

Iniciativa da Sema reuniu 70 alunos de 10 a 11 anos da Escola Classe 1 do Lago Sul

Por Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Estudantes da Escola Classe 1 (EC 1) do Lago Sul tiveram uma experiência educativa diferente nesta quarta-feira (7). Cerca de 70 alunos, de 10 a 11 anos, participaram de uma aula de educação ambiental na orla do Lago Paranoá. A iniciativa foi da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Ambiental (Sema), em alusão à Semana do Meio Ambiente, com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a necessidade de preservação e dos cuidados ambientais.

Durante uma tarde ensolarada, alunos da escola puderam desfrutar de momentos de lazer e aprendizado ao ar livre | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Empolgados com o espaço à beira do lago, as crianças fizeram o plantio de mudas do cerrado e receberam noções de manuseio e cuidados básicos. Também tiveram contação de histórias e participaram de um lanche coletivo.

“Proporcionamos a eles um contato maior com a natureza na prática, para criarem uma memória afetiva com o meio ambiente”, resumiu a assessora técnica da Sema, Flávia Coelho. 

Para a professora  Ana Dalila, da EC 1 do Lago Sul, o aprendizado fora da sala de aula muda o contexto das crianças: “Desperta um interesse maior nelas. Nesta Semana do Meio Ambiente, falamos sobre a importância que a vegetação e o verde têm, em especial para as grandes cidades. Eles estão contribuindo com o meio ambiente; quando estiverem maiores, vão poder ver as árvores que plantaram crescendo”.

[Olho texto=”Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal trabalha em projeto para recuperar 75 hectares ao longo das áreas de preservação permanente do Lago Paranoá” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Gustavo Santos, 9, um dos mais entusiasmados durante o plantio, era a alegria pura quando colocou as mãos no hidrogel, material utilizado para reter a umidade das plantas. “Eu gostei muito dessa aula, principalmente da parte de pegar o gel; era gostoso”, disse. “Sempre vou vir aqui ver se as plantas dos meus amigos e as minhas estão crescendo, vou cuidar delas”.

?Projeto Orla do Lago

As ações com as crianças fazem parte do projeto Orla do Lago, uma parceria da Sema com o Instituto Perene e a empresa Cargill. O objetivo é contribuir para a manutenção da paisagem e das múltiplas funções ecológicas da orla, com destaque para a estabilidade das margens, de corredores ecológicos e da biodiversidade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“O projeto prevê a recuperação de 75 hectares ao longo das APPs [áreas de preservação permanente] da orla do Lago Paranoá, preservando as características do bioma do cerrado”, explicou a assessora técnica da Sema.

“Já plantamos 44 mil mudas e fizemos a ressemeadura com sementes diretas no solo de outras 16 mil, desde da área do Córrego do Riacho Fundo, que fica nas proximidades do Zoológico, até a última área de preservação perto da Avenida Dom Bosco, no Lago Sul”, contou o coordenador do plano de plantio do Instituto Perene, Miguel Marinho.

Durante o projeto, são feitas intervenções nos locais, como contenção de processos erosivos, revegetação e restauração de corredores ecológicos, além de tratamento contra formigas e correção de solo antes do plantio, uso de contentores para limitar o acesso de veículos, cercamento e tutoria de mudas.

Orla do Lago Paranoá é palco de aula de educação ambiental