15/06/2023 às 20:13, atualizado em 15/06/2023 às 20:32

Inovação no serviço público é tema de programa de mentoria

Anúncio foi feito durante palestra da Egov, em parceria com a BioTIC, que reuniu cerca de 400 participantes nesta quinta (15). Na ocasião, projeto iniciou a seleção dos cinco servidores que vão compor a turma piloto

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Como a inovação pode transformar o serviço público e acelerar a carreira dos servidores? Agora, os servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) terão um direcionamento para chegar às melhores respostas. Foi lançado nesta quinta-feira (15) um programa de mentoria de inovação para conduzi-los rumo a soluções que tragam cada vez mais eficiência à administração pública. A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Planejamento, Orçamento de Administração (Seplad), por meio da Escola de Governo do DF (Egov), em parceria com o Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC).

O anúncio de início do projeto foi realizado durante evento que contou com quase 400 pessoas, no Auditório da Câmara Legislativa do DF (CLDF). Na ocasião, palestras foram ministradas por servidores para contextualizar e provocar os colegas presentes em favor da modernização da gestão pública no DF. A mentoria de inovação terá uma turma piloto com cinco servidores que iniciaram os processos de inscrição durante o encerramento do evento, com o preenchimento de formulários descritivos.

[Olho texto=”“O governador Ibaneis Rocha tem uma vertente inovadora e isso nos estimula a buscar cada vez mais ideias e soluções disruptivas para realizar melhores entregas para a população do DF”” assinatura=”Juliana Tolentino, diretora-executiva da Egov” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A diretora-executiva da Egov, Juliana Tolentino, explicou que os mentores do projeto serão os dois palestrantes que conduziram a manhã de discussões sobre a temática de inovação. “O diretor de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação da BioTIC, Paulo Martins, e a chefe de Unidade da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Letícia Campos, vão analisar os formulários preenchidos hoje para selecionar os cinco servidores da primeira turma”, explicou. Segundo ela, os nomes serão divulgados no dia 26 de junho nos canais de comunicação da Egov.

“Os selecionados terão 90 dias de mentoria, com orientações direcionadas para temáticas escolhidas nos formulários de inscrição. Neste tempo, serão seis encontros com os mentores, sendo três presenciais e três online”, explica Tolentino. Ela destacou o olhar especial da Egov para as temáticas voltadas à inovação nas capacitações ofertadas aos servidores. “O governador Ibaneis Rocha tem uma vertente inovadora e isso nos estimula a buscar cada vez mais ideias e soluções disruptivas para realizar melhores entregas para a população do DF”, pontuou.

Inovação

Com uma apresentação provocativa e de interação com os participantes, o diretor da BioTIC, Paulo Martins, contextualizou a temática da inovação e defendeu que, com esta característica, é possível se tornar um servidor público ainda melhor. “A verdadeira inovação não acontece dentro de uma sala fechada, mas, sim, dentro das nossas mentes e em qualquer ambiente”, disse ele. O diretor continuou: “É como quando pensamos formas diferentes de executar as nossas atividades rotineiras, por exemplo. O segredo está na mentalidade, na forma como pensamos a solução de um problema. E isso não precisa necessariamente ter uma coisa tecnológica ali no meio.”

Segundo ele, apesar do avanço da tecnologia e da automatização, o ser humano tem diferenciais que superam e complementam as máquinas. “Inovação é uma palavra chique para mudança. Nós, seres humanos, somos mestres da mudança. O que nos difere está na nossa mente, na capacidade de pensar, de se relacionar, de ser disruptivo, se adaptar às mudanças. Estamos em constante atualização com o passar do tempo, inclusive com alguns com alguns bugs corrigidos no caminho”, discorreu.

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Das abordagens apresentadas por Paulo, com o olhar voltado para o serviço público, uma temática que se destacou foi a disseminação do conhecimento entre colegas e equipes. “O processo de retenção do conhecimento acontece não só no estudo ou na leitura, mas quando a gente conversa, debate, pratica, reproduz. E mais ainda: quando a gente ensina, transfere e compartilha o conhecimento para outras pessoas. Você dá, inclusive, a oportunidade de o outro compartilhar contigo o que você não sabe”, salientou o diretor da BioTIC.

Inteligência artificial

A servidora de carreira do Detran-DF e, atualmente, chefe de Unidade da Sedes, Letícia Campos, falou sobre inteligência artificial. A gestora estimulou o incentivo à inovação nos locais de trabalho. “O ambiente contamina, não só negativamente, mas positivamente. A inovação é contagiante e pode nos fazer colher muitos bons frutos no nosso trabalho no serviço público”, disse ela.

Em sua apresentação, Letícia demonstrou de maneira prática como utilizar a ferramenta Chat GPT, esclarecendo termos e funcionalidades, além de exemplificar algumas situações para utilização na rotina de trabalho. Segundo ela, é possível aplicar a ferramenta em benefício de melhor desempenho e eficiência na administração pública. “É importante ressaltar que o chat é apenas um aliado. A tomada de decisão e a nossa atuação enquanto servidores públicos é o que vai definir a eficiência da solução criada ou demanda realizada”, esclareceu a gestora.

Os servidores presentes que têm o interesse em obter o certificado de participação podem acessá-lo por meio do site da Egov uma semana após a data de realização deste evento.

*Com informações da Seplad