19/06/2023 às 19:54

Restaurantes comunitários orientam usuários a fazer escolhas saudáveis

Frequentadores das unidades terão canjica de sobremesa nesta terça (20) e poderão degustar uma receita saudável de bolo de milho com banana. Ação faz parte da ação de educação alimentar e nutricional deste mês

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Coxa e sobrecoxa de frango assadas ao molho de açafrão, polenta, arroz, feijão, salada, suco, e, de sobremesa, canjica, prato típico das festas juninas. Esse é o cardápio desta terça-feira (20) de todos os 14 Restaurantes Comunitários do Distrito Federal. Além do almoço, os frequentadores também poderão degustar nesta terça bolo de milho com banana e, das 11h às 14h, receber orientações das nutricionistas para aproveitar as festas juninas sem exageros.

“A ideia da ação de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) deste mês não é restringir, mas mostrar que é possível fazer escolhas mais saudáveis na hora de consumir os alimentos típicos de festa junina, aproveitar da melhor forma as festas”, explica a nutricionista da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Thaynara Alves de Sousa, responsável pela unidade do Sol Nascente.

Além da ação desta terça, durante a semana, todos os 14 restaurantes vão veicular um vídeo explicativo e terão murais com dicas sobre como fazer escolhas mais saudáveis nas festas juninas. “Os usuários demonstram interesse pelos murais, fazem perguntas. As ações de EAN são uma importante forma de a equipe se conectar com eles para reforçar a importância de ter uma alimentação mais saudável no dia a dia”, reitera a nutricionista.

Quem for aos restaurantes comunitários receberá um folder com dicas de nutrição para as festas juninas | Foto: Sedes/ Divulgação

A Sedes promove ações regulares nos restaurantes comunitários com o objetivo de incentivar as famílias em vulnerabilidade social a consumir alimentos nutricionalmente adequados, planejar a alimentação. A cada mês, a equipe aborda um tema diferente, sempre com a perspectiva da alimentação saudável.

[Olho texto=” “As ações de EAN são uma importante forma de a equipe se conectar com o público para reforçar a importância de ter uma alimentação mais saudável no dia a dia”” assinatura=” Thaynara Alves de Sousa, nutricionista da Sedes” esquerda_direita_centro=”direita”]

Entre as orientações deste mês estão o consumo moderado de alimentos com açúcar, óleo e sal nas festas juninas; fazer uma refeição leve antes das festas; utilizar temperos naturais em receitas típicas, como arroz carreteiro e baião de dois; preferir milho natural em vez de milho enlatado nas receitas; e dar preferência a alimentos que têm mais vitaminas e minerais, como milho cozido, bolo de fubá, pipoca e batata doce cozida.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Nesta terça, uma nutricionista da unidade também estará no local dando orientações aos frequentadores, que poderão levar para casa um folder com a receita do bolo de milho com banana que será servido na degustação.

“Além de fornecer a refeição, o restaurante comunitário deve ser utilizado como espaço para promoção de ações educativas que garantam autonomia ao cidadão, para que ele possa produzir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada, reduzindo gradativamente a insegurança alimentar e nutricional entre a população”, reforça a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

*Com informações da Sedes