Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
20/06/2023 às 17:14, atualizado em 20/06/2023 às 17:38
Sistema de drenagem será representado em atividade da feira da ciências do Colégio Militar de Brasília
A atividade extracurricular de alunos do Colégio Militar de Brasília foi diferente na manhã desta terça-feira (20). Helena Bomfim e Henrique Porto, ambos de 13 anos, tiveram a chance de conhecer de perto as obras do Drenar DF.
A estrutura subterrânea que vai acabar com enchentes e alagamentos na região central de Brasília serviu de inspiração para que os alunos desenvolvessem a atividade proposta para a feira de ciências da escola, cujo tema é Alagamentos Urbanos: Causas e Soluções.
Semanalmente, a Terracap conduz representantes de órgãos em visitas técnicas, mas esta é a primeira vez que estudantes se interessam pelo sistema de escoamento de águas pluviais. “Minha filha tem o sonho de ser arquiteta. Estamos aqui para conhecer o projeto, fazer a feira de ciências e colaborar com o futuro da Helena”, compartilhou o militar e pai da estudante, Julio Cesar Bomfim, 42 anos.
De acordo com a coordenadora do Contrato de Supervisão de Obras do Drenar DF, Jaqueline Resque, é importante que a população esteja presente durante o processo. “É muito importante a comunidade estar ciente da obra, porque não é visível, é tudo subterrâneo. Estamos abertos para receber as visitas da comunidade. Basta entrar em contato com a Terracap e agendar um horário”, detalhou.
Helena ficou surpresa com o tamanho da obra: “Não achava que ia ser tão grande assim. A gente passa pelas ruas e não vê nada porque é tudo debaixo. Olhando de perto, é muito maior do que se pode imaginar. Essa visita vai ajudar bastante na minha escolha de ser arquiteta”, contou.
Já Henrique estava ansioso para compartilhar sobre a visita com o restante da turma. “Pretendo contar aos meus colegas como é algo bem legal, que vai ajudar muitas pessoas e diminuir muitos problemas de alagamentos e enchentes”, disse.
Infraestrutura
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
Com investimento de R$ 174 milhões, o serviço vai começar na localidade que é considerada a mais problemática do Plano Piloto, as quadras 401/402 e 201/202 da Asa Norte.
Ao todo, serão 7,68 km de túneis escavados para resolver o problema de drenagem. As obras de escavação e estruturação da nova rede subterrânea – entre 12 m e 15 m de profundidade – terão danos mínimos ao trânsito e à fluidez do dia a dia da população.
O projeto inclui uma nova tubulação que começará nas imediações do Estádio Nacional Mané Garrincha e descerá até a L4 Norte, seguindo depois para o Lago Paranoá. O equipamento seguirá paralelo às quadras 902 (perto do Colégio Militar), 702, 302, 102, 202 e 402, cruzando com o Eixo Rodoviário Norte (Eixão) e com a L2 Norte, até chegar à L4 Norte, próximo ao Setor de Embaixadas Norte.