21/06/2023 às 10:12, atualizado em 21/06/2023 às 13:47

Cuidados com as árvores beneficiam as 35 regiões administrativas

Equipes da Novacap e empresas terceirizadas atuam em prol do patrimônio arbóreo do DF, contribuindo para a manutenção urbana e a segurança da população

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Responsável pela manutenção dos espaços verdes no Distrito Federal, a Novacap executa diariamente um extenso projeto de poda de árvores que abrange todas as 35 regiões administrativas do DF. As atividades estão sendo desenvolvidas por equipes próprias e terceirizadas da companhia.

Ação na Asa Sul: nesta semana, podas estão sendo feitas nas superquadras 601 e 705 | Foto: Divulgação/Novacap

[Olho texto=”“Nossas ações de poda não são apenas uma questão de manutenção ou estética. Elas desempenham um papel crucial na sustentação do equilíbrio ecológico do DF” ” assinatura=”Clóvis Araújo Fernandes, fiscal de manutenção arbórea da Novacap” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Atualmente, há serviços de poda no Setor Hospitalar e na Quadra Residencial 1, Bloco B4, no Sudoeste. No Cruzeiro, as equipes estão atuando na Quadra 609 do Setor de Habitações Econômicas Sul.

A Asa Sul, por sua vez, está sendo atendida nas superquadras 705 e 601 – ao lado da Paróquia Bom Jesus. Na Asa Norte, os trabalhos atuais se concentram nas superquadras 707 e 316 (blocos D e K, perto do campo de futebol). 

Também o Paranoá tem sido beneficiado com podas. As áreas verdes que se alongam da Quadra 6 até a 22, ao lado da DF-001, recebem esse serviço das equipes da Novacap.

No Setor de Habitações Individuais Norte (SHIN), perto do Shopping Iguatemi, no Lago Norte, a ação igualmente está sendo desenvolvida pela companhia – que também tem atuado na Avenida Central no Núcleo Bandeirante, dos blocos 11 a 211, e na Candangolândia (Quadra 1, Lote 5).

Espécies variadas

[Olho texto=” “Além de evitar quedas causadas por galhos instáveis, a poda auxilia no desenvolvimento saudável das árvores” ” assinatura=”Raimundo Silva, chefe do Departamento de Parques e Jardins da Novacap” esquerda_direita_centro=”direita”]

As equipes da companhia estão fazendo levantamento de copas, liberação de projeções, remoção de árvores mortas e descarga de galhos secos, entre outros serviços. Entre as árvores que têm sido tratadas, destacam-se exemplares de mangueira, ipê, pau-ferro, aroeira-salsa, fícus-benjamina, palmeira, palmeira-cariota, tingui, duranta, seriguela, espatódea, abacateiro, cinamomo e pata-de-vaca.

 “A poda de árvores é uma ação necessária para a segurança da população e para a saúde de nossas árvores”, resume o chefe do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Raimundo Silva. “Além de evitar quedas causadas por galhos instáveis, a poda auxilia no desenvolvimento saudável das árvores. Neste ano, ultrapassamos a marca de 45 mil intervenções por todo o DF.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

 A manutenção arbórea também tem um papel essencial na conservação da biodiversidade local e na qualidade de vida da população, enfatiza o fiscal de manutenção arbórea da Novacap,  Clóvis Araújo Fernandes.

“Nossas ações de poda não são apenas uma questão de manutenção ou estética”, aponta o gestor. “Elas desempenham um papel crucial na sustentação do equilíbrio ecológico do DF, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, redução do estresse urbano e até mesmo para a preservação da fauna que depende dessas árvores para sobreviver”.

 *Com informações da Novacap