22/06/2023 às 16:41, atualizado em 22/06/2023 às 17:34

Espetáculo leva clássico da literatura para o Gama

Na última semana em cartaz, as apresentações são gratuitas para a comunidade e alunos de escola pública

Por Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Com o incentivo de R$ 190 mil do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), uma releitura do clássico da literatura brasileira Grande Sertão Veredas – Uma Kizomba Periférica está em cartaz no Espaço Semente, ao lado da Rodoviária do Gama. As últimas apresentações serão nesta sexta (23) e no sábado (24). 

Montagem é adaptação livre da obra de Guimarães Rosa, contextualizada em ambiente em que se destaca a estética africana | Foto: Divulgação/Luiz Alves

Promovido pela Semente Cia de Teatro, o espetáculo é gratuito, com apresentações às sextas, sábados e domingos, às 20h. Os ingressos são distribuídos no local, com uma hora de antecedência do início da apresentação.

Em uma livre adaptação da obra de Guimarães Rosa, a companhia leva ao palco o chamado teatro de terreiro, que incorpora elementos típicos das casas de santo. “Fui à cidade natal de Guimarães Rosa fazer uma imersão e conhecer um pouco mais a história para oferecer ao público uma ousada releitura de um dos grandes clássicos da literatura brasileira”, conta o diretor do grupo, Valdeci Moreira.

Segundo ele, o foco é a ancestralidade da cultura afro. “O sertão é o terreiro, e as personagens marginais do romance adquirem protagonismo inédito, em uma proposta que incorpora elementos da estética africana, como a música e a religião”, explica.

Apoio

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Valdeci ressalta a importância do incentivo do GDF para colocar a peça em cartaz: “O FAC tem um trabalho maravilhoso. Quando o Estado verifica a relevância da arte e da cultura e contribui incentivando financeiramente, é muito bom. Essa política de descentralizar os espetáculos do centro de Brasília é também o momento em que se vê que a periferia produz muito e com qualidade”.

A companhia oferece sessões exclusivas para os alunos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública das regiões do Gama, Santa Maria, Recanto das Emas. “Vamos fazer com os estudantes uma grande roda de conversa, discutir sobre a obra de Guimarães Rosa e o combate ao racismo religioso”, informa o diretor.

Serviço

Espetáculo teatral  Grande Sertão Veredas – Uma Kizomba Periférica
? Data: sexta (23) e sábado (24), às 20h
? Local: Espaço Semente, entre a rodoviária e a Biblioteca Pública do Gama.
? Entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos no Espaço Semente sempre com uma hora de antecedência ao início do espetáculo. Capacidade da sala: 70 lugares.