22/06/2023 às 13:26

Gama recebe a oitava oficina do Pdot neste sábado (24)

Encontro é aberto à população, que poderá contribuir com sugestões para a região

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Mora no Gama e quer opinar sobre a região? Aproveite, pois neste sábado (24) a cidade receberá a oitava oficina participativa da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot), lei que guiará o desenvolvimento do Distrito Federal nos próximos dez anos. O evento é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).

O objetivo é reunir a população em torno da discussão de temas importantes para o desenvolvimento urbano do Gama, como regularização fundiária, meio ambiente, transporte público, entre outros. O encontro será às 9h, no auditório do Uniceplac, localizado no Siga Área Especial para Indústria n° 2, Setor Leste.

Com base na contribuição dos participantes, o planejamento territorial será revisado, levando em conta aspectos como sustentabilidade, inclusão social, oferta de lazer, serviços públicos e moradia. Além de organizar a cidade, o Pdot pretende promover bem-estar aos moradores.

[Olho texto=”“Uma cidade só evolui quando tem uma comunidade organizada, que se interessa pelo bem-estar de todos. Participar da oficina do Pdot é fundamental para dar força ao cidadão”” assinatura=”Antônio Gomes Formiga, prefeito comunitário” esquerda_direita_centro=”direita”]

“É no Plano Diretor que são definidas as áreas de oferta habitacional, de preservação ambiental, de regularização, áreas prioritárias para certos tipos de investimento, além das áreas urbanas e rurais”, explica o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco.

Para o prefeito comunitário da Quadra 30 do Setor Oeste do Gama, Antônio Gomes Formiga, essa é a oportunidade para os moradores discutirem os desafios da região e procurar soluções. “É muito importante a população participar. Uma cidade só evolui quando tem uma comunidade organizada, que se interessa pelo bem-estar de todos. Participar da oficina do Pdot é fundamental para dar força ao cidadão”, afirma.

Quem pode participar?

Todos os moradores do Distrito Federal interessados em discutir o planejamento urbano e o futuro da cidade, de diferentes faixas etárias, gêneros e níveis socioeconômicos, podem participar das oficinas de todas as regiões administrativas.

Para isso, basta comparecer aos locais, nas datas e horários marcados. O evento também será transmitido no canal da secretaria no YouTube, chamado Conexão Seduh.

Ao longo deste ano, são previstas 53 oficinas participativas com a população do DF. Confira o calendário completo.

Dinâmica

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A dinâmica da oficina inclui exposição de temas e espaço para a população fazer suas contribuições. Os participantes serão divididos em grupos para debater assuntos diferentes e poderão fazer contribuições individuais ou em grupo.

Haverá também o registro de falas e percepções, debates em cada grupo, exposição dos principais temas discutidos e a construção de um relatório final da reunião, a ser divulgado posteriormente. Fôlderes e cartilhas impressas serão distribuídas durante a oficina, explicando sobre o processo.

Serviço

? Oficina do Pdot
Local: auditório do Uniceplac – Siga Área Especial para Indústria n° 2, Setor Leste, Gama
Data: sábado (24)
Horário: às 9h
Acesso virtual pelo YouTube no canal Conexão Seduh.

*Com informações da Seduh