23/06/2023 às 14:27

Espaços públicos de Santa Maria recebem espetáculo a céu aberto

A exibição da peça ‘A Rama da Macaxeira’ terá seis sessões gratuitas na praça central da cidade e na Feira Permanente

Por Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Sábado (24) e domingo (25), a população de Santa Maria poderá assistir gratuitamente ao espetáculo A Rama da Macaxeira, que pretende levar risos e muita palhaçada para as ruas da cidade. As apresentações contam com recursos de R$ 80 mil, provenientes do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

No sábado, a apresentação será na Praça Central de Santa Maria, localizada na Quadra 1 da Avenida Alagados. Já no domingo, serão três sessões: às 11h na Feira Permanente, na Quadra 210; e, na Praça Central, às 16h e às 18h.

Filha do palhaço Mandioca Frita, a artista de rua Macaxeira tem o talento no DNA | Fotos: Divulgação

A peça é construída com elementos de música, mágica, humor, palhaçaria e bonecos, e refaz a trajetória de uma jovem artista de maneira leve e cômica, tendo como protagonista a palhaça Macaxeira, personagem que conquista a atenção do público com rodopios do breaking e seu pandeiro na mão.

Julia Maia, 29,  que interpreta a palhaça Macaxeira, é filha do primeiro palhaço do DF, Júlio César Maia, conhecido como Mandioca Frita, e que se apresenta aos fins de semana no Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade. Macaxeira leva para o espetáculo a dança de rua. Detentora de vários títulos em campeonatos internacionais de breaking, ela alia o riso à dança.

Espetáculo terá três sessões gratuitas em Santa Maria no fim de semana

“Desde pequena faço essa brincadeira, como chamamos a apresentação na rua, com meu pai. Esse espetáculo é a possibilidade de desenvolver tudo que aprendi com ele, com a cultura popular, no circo, no teatro e na dança. É uma história contada por mim e da minha vivência”, declara a artista.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Natural de Santa Maria, a artista escolheu as ruas da cidade para desenvolver e apresentar o espetáculo. “Tenho um vínculo com a cidade, e os locais escolhidos para apresentação são pontos onde a população se encontra. É a rua, é um espaço vivo, e a possibilidade de levar arte para o maior número de pessoas que às vezes não têm acesso a cultura e levar os espetáculos para Santa Maria com o recurso do governo é muito importante”, completa Julia Maia.

Serviço

A Rama da Macaxeira
? Sábado (24): às 16h, na Praça Central de Santa Maria (ao lado da pista de skate)
? Domingo (25): às 11h, na Feira Permanente de Santa Maria; e às 16h e 18h, na Praça Central.
? Entrada gratuita. Classificação indicativa livre.