23/06/2023 às 14:52, atualizado em 23/06/2023 às 15:45

Mais de 8 mil vagas disponíveis no segundo ciclo de 2023 do QualificaDF

Inscrições ocorrem do dia 26 deste mês a 13 de julho; previsão é que os cursos tenham início em 31 de julho

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Estão abertas as inscrições para o segundo ciclo de 2023 do programa QualificaDF, iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) de capacitação profissional. São 8.050 vagas em 50 cursos em áreas como vendas, indústria, agronegócio, serviços e saúde. Os registros de interesse devem ser feitos a partir de segunda-feira (26) até 13 de julho no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

“O QualificaDF tem cursos excelentes. A cada ciclo é definido o que será ofertado de acordo com a demanda. Temos todos os cursos que você pode imaginar: auxiliar de cozinha, bombeiro hidráulico, desenvolvedor de aplicativos, cuidador de idosos, atendente de pet shop, eletricista predial, estética corporal”, cita a gerente de Qualificação da Sedet, Karina Leite.

A formação é gratuita e tem duração de 240 horas. Quem participa do programa tem direito a um kit educando com caderno, apostila, caneta, borracha, lápis e pasta, além de dois uniformes, auxílio transporte (por meio de emissão de cartão vale-transporte), lanche diário, seguro contra acidentes pessoais e certificado autenticado.

QualificaDF alcançou a marca de 33 mil pessoas formadas | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A previsão é de que as aulas tenham início em 31 de julho. Desta vez, as capacitações ocorrerão em cinco regiões administrativas: Plano Piloto (Asa Sul – Setor Comercial Sul), Guará, Paranoá, Planaltina e Taguatinga. O maior número de oportunidades é para o Plano Piloto, com 4.450 vagas, seguido de Taguatinga, com 1.350, e Paranoá, com 1.050.

[Olho texto=”“A cada ciclo é definido o que será ofertado de acordo com a demanda. Temos todos os cursos que você pode imaginar: auxiliar de cozinha, bombeiro hidráulico, desenvolvedor de aplicativos, cuidador de idosos, atendente de pet shop, eletricista predial, estética corporal”” assinatura=”Karina Leite, gerente de Qualificação da Sedet ” esquerda_direita_centro=”direita”]

Podem participar brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros em situação regular a partir de 16 anos, que comprovem residência no Distrito Federal e a escolaridade mínima exigida para cada curso. Caso seja do interesse do candidato, este poderá optar por até duas qualificações.

O resultado final das inscrições e convocação dos candidatos para início das atividades será divulgado a partir de 14 de julho. A confirmação de matrícula deverá ser feita entre 17 e 21 de julho. Mais informações no edital publicado nesta sexta-feira (23) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

Até este mês, o programa, lançado em 2022, já havia formado 33 mil pessoas – 25 mil apenas no primeiro ano, quando foram feitos dois ciclos, e mais oito mil no primeiro ciclo de 2023. Este ano, serão três ciclos. O último tem previsão de começar em outubro e terminar em dezembro.

Confira o endereço das aulas em cada região administrativa:
?
Asa Sul: SCS Quadra 4, Bloco A, Lote 106/136 – Ed. Centro Oeste;
? Guará: QE 11 – Guará I (Faculdade Icesp);
? Paranoá: Quadra 25, Conjunto A, Lote 18/19;
? Planaltina: Quadra 4, Conjunto J, Lote 60/59 – 1º piso, Setor Residencial Leste;
? Taguatinga: Área Especial 13, Setor G Norte, QNG 39 – Taguatinga Norte (Colégio JK).