26/06/2023 às 20:10

Seleção aberta para o Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial

Sejus publica processo seletivo para 11 vagas de representantes da sociedade civil para composição do Codipir. Inscrição vai até 26 de julho

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O processo seletivo para escolha de representantes da sociedade civil para composição do Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial (Codipir) – biênio 2023-2025 -, vinculado à Secretaria de Justiça do Distrito Federal (Sejus-DF), foi publicado no Diário Oficial do DF nesta segunda-feira (26). O prazo para inscrições vai de 27 de junho até 26 de julho.

| Arte: Ascom/Sejus

O edital vai selecionar 11 vagas da sociedade civil com atuação na defesa em promoção da igualdade racial, em defesa dos direitos da população negra e demais grupos étnicos raciais não hegemônicos e suas manifestações religiosas, culturais e sociais, para compor o conselho.

Poderão participar do processo seletivo entidades, instituições, organizações não governamentais, associações e outras, legalmente constituídas ou não, que tenham comprovação de no mínimo três anos de existência.

A habilitação das organizações inscritas será realizada mediante a análise dos documentos de inscrição indicados no edital, que deverão ser entregues diretamente na sede do Codipir, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. O conselho fica no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN), Quadra 01, Lote C – Edifício Comércio Local.

O processo de seleção será composto por cinco etapas: inscrição, julgamento, habilitação, votação e proclamação final. Os prazos podem ser consultados no edital.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Comissão de Seleção

O processo de escolha das instituições será conduzido pela Comissão de Seleção, constituída por seis integrantes: presidente do conselho; três membros lotados na Sejus (sendo um deles indicado pela Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial) e dois conselheiros membros da atual gestão e representantes de órgãos públicos elencados no art. 4º da Lei Distrital nº 6.789/2021.

“O intuito é ter o Codipir constituído por representantes da sociedade civil que já possuem uma larga experiência na pauta racial, mantendo a premissa de um colegiado atuante e efetivamente representativo – composição deve contar com, no mínimo, 50% de mulheres. Tem-se, pois, instância em que o poder público e a sociedade civil se unem para pensar e exercer o controle social da respectiva política pública no biênio 2023-2025”, afirma Diego Moreno, presidente da Comissão de Seleção.

Informações: codipir@sejus.df.gov.br e (61) 2244-1289