26/06/2023 às 11:11, atualizado em 26/06/2023 às 17:21

Setor de qualidade de vida do GDF completa três anos

Sequali tem quase 20 ações com foco nos funcionários públicos

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O bem-estar do funcionário público é prioridade para o Governo do Distrito Federal (GDF). Não é à toa que a Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali) foi criada, em 24 de junho de 2020, com a missão de cuidar daqueles que trabalham direta ou indiretamente na administração do DF. As ações desenvolvidas ao longo desses três anos colecionam elogios por parte dos servidores.

Vista do Espaço Qualidade de Vida: área de 1.320 m² tem refeitório, atendimento multidisciplinar e salas destinadas a jogos, meditação e leitura | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

[Olho texto=”“Nosso objetivo é trazer a política de qualidade de vida laboral, que já é mundialmente difundida, para os cerca de 170 mil servidores do Governo do Distrito Federal” ” assinatura=”Epitácio Júnior, titular da Sequali” esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo o titular da pasta, Epitácio Júnior, teorias recentes da administração apontam que não é possível dissociar a figura do ser humano da figura do trabalhador. Ou seja, as questões pessoais e emocionais de cada pessoa acabam fazendo parte da rotina de trabalho, por mais que se tente separar a vida particular da vida profissional.

Pioneirismo

?“Somos um ser só, não tem como nos dividirmos em dois corpos; por isso, precisamos dar condições ambientais e psicológicas para que os funcionários possam se sentir bem no ambiente de trabalho”, explica Epitácio. “Nosso objetivo é trazer a política de qualidade de vida laboral, que já é mundialmente difundida, para os cerca de 170 mil servidores do Governo do Distrito Federal.”

O GDF conta com um plano de qualidade de vida, documento que norteia o programa Qualidade de Vida no Trabalho. O empenho em cuidar do servidor público já rendeu até prêmio da Associação Brasileira de Qualidade de Vida, de São Paulo, que tem associados de renome, como Itaú, Petrobras e Vale do Rio Doce.

?“Ganhamos o selo Ouro do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida [PNQV] pelo trabalho desenvolvido em 2021, e, em 2022, ficamos com o selo Prata”, relata Epitácio. “Além disso, os servidores nos dão retornos muito positivos. Eles percebem que essas iniciativas são uma sinalização clara da alta gestão do GDF no cuidado com o ambiente de trabalho e com a saúde dos funcionários públicos.”

?Bem-estar e tranquilidade

“Costumo trazer comida de casa e combino com os amigos de almoçarmos aqui”, conta a servidora da Seplad Camilla Peres, que frequenta o Espaço Qualidade de Vida

?Uma das iniciativas da Sequali mais elogiadas pelos servidores é o Espaço Qualidade de Vida. Situado no último andar do prédio anexo ao Palácio do Buriti, o local é diariamente frequentado por pessoas como Camilla Peres, funcionária da Secretaria de Planejamento (Seplad). “Costumo trazer comida de casa e combino com os amigos de almoçarmos aqui”, conta. “Temos mesas sempre limpas, vários micro-ondas e uma vista linda”.

?A servidora de 38 anos também usa o local para fazer pequenas pausas durante o dia. “Lá tem cadeiras de massagem – faço por dez minutinhos e saio renovada”, garante. “Sou funcionária pública há 12 anos e posso dizer que, desde a criação do espaço, eu me sinto menos estressada e ansiosa. Poder dedicar um tempinho para mim dentro da minha rotina de trabalho faz com que eu volte para casa menos cansada”.

?O estresse também deixou de fazer parte da rotina de Tâmara Pinheiro, 40. Enquanto estava grávida, a servidora da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) passou noites em claro fazendo cálculos para ver se conseguiria pagar uma creche em período integral ou uma babá. As preocupações acabaram quando conseguiu uma vaga para a filha Melissa no Berçário Buriti.

?“Me dá muita tranquilidade saber que ela está feliz, bem-assistida e se alimentando com qualidade”, ressalta a servidora. “É um amor muito grande que a equipe tem pelas crianças. Melissa frequenta o berçário há oito meses e adora.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

?A Sequali tem quase 20 ações destinadas a servidores diretos e indiretos do DF. Conheça, abaixo, algumas delas.

?? Espaço Qualidade de Vida
Inaugurado no ano passado, ocupa o 16º andar do edifício anexo ao Palácio do Buriti. A área de 1.320 m² oferece refeitório, atendimento multidisciplinar e salas destinadas a jogos, meditação e leitura para quem trabalha na administração direta e indireta do DF. Por mês, cerca de 5 mil servidores frequentam o local.

?? ?DF Superior
Oferece cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado com desconto para servidores e seus familiares. O programa conta com oito instituições parceiras: Universidade Católica, Iesb, Projeção, Unyleya, Horizonte, CCI, Ceub e Laboro. Atualmente, mais de 500 servidores são beneficiados.

?? ?Academia Buriti
Defesa pessoal, yoga, boxe, treinamento funcional e condicionamento físico… Ao todo, o espaço oferece 11 modalidades diferentes. A academia construída no prédio anexo ao Palácio do Buriti recebe aproximadamente 300 alunos por dia – ao todo, mais de 1,2 mil servidores já praticaram alguma atividade física no local.

?? Proamis
Criado em 2021, o Programa de Atenção Materno Infantil (Proamis) trabalha sobre três pilares – apoio à gestante, incentivo ao aleitamento materno e proteção à infância. Atualmente, 413 mães estão cadastradas no projeto, participando de cursos e palestras gratuitas sobre esses temas.

?? Berçário Buriti
Voltado para crianças de 6 meses a 2 anos, o berçário atende 60 crianças em regime integral, com acompanhamento pedagógico e nutricional. A seleção das mães que terão acesso ao benefício é feita com base na participação em cursos e palestras oferecidos pelo Proamis.

?? ?Clube de Desconto do Servidor
O programa dá a oportunidade para servidores do GDF e seus dependentes adquirirem produtos e serviços em condições mais vantajosas. São quase 200 empresas parceiras de setores como turismo, saúde, beleza e alimentação, entre outros.

Três anos de trabalhos voltados ao servidor