27/06/2023 às 16:03

Exposição retrata dia a dia de bombeiros militares

Mostra com 48 telas pintadas em aquarela foi lançada nesta terça (27) no prédio anexo ao Palácio do Buriti

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

O trabalho dos bombeiros do Distrito Federal está retratado na exposição Corpo de Bombeiros – Ação e Arte, lançada nesta terça-feira (27), no 16º andar do prédio anexo ao Palácio do Buriti. A mostra detalha em 48 telas pintadas à mão todas as ações desenvolvidas pela corporação, revelando que a rotina dos militares envolve muito mais do que o combate a incêndios.

[Olho texto=”“Essa mostra retrata mais que nosso dia a dia. Ela retrata nossa alma”” assinatura=”Coronel Mônica de Mesquita Miranda, comandante do CBMDF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

?Todos os quadros da exposição foram pintados pela médica e artista plástica Luiza Aguirre, um minucioso trabalho em aquarela que demorou cerca de dois anos para ser concluído. “Eu me baseei em fotografias do acervo do Corpo de Bombeiros para fazer as telas”, conta. “E procurei contemplar o máximo de ações possíveis por acreditar que muitos, assim como eu, desconhecem a amplitude do serviço prestado pela corporação”.

A mostra Corpo de Bombeiros – Ação e Arte, lançada nesta terça-feira no Espaço Qualidade de Vida, conta com 48 telas revelando que a rotina dos militares envolve muito mais do que o combate a incêndios | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

?As peças mostram o trabalho dos bombeiros no recolhimento de leite materno, as apresentações nas escolas públicas do DF e o resgate de vítimas de acidente, entre tantas outras ações. “Essa mostra retrata mais que nosso dia a dia. Ela retrata nossa alma”, ressalta a coronel Mônica de Mesquita Miranda, comandante do CBMDF. “São 167 anos de trabalho e dedicação, de dores e alegrias”, completa.

O secretário Itamar Feitosa diz que levar a cultura para perto dos servidores traz inúmeros benefícios

?Além da felicidade de ver a corporação enaltecida na exposição, a coronel Mônica se mostrou surpresa ao entrar no Espaço Qualidade de Vida, ambiente criado pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali). “Trabalhei por anos no Palácio do Buriti, na ouvidoria da Casa Militar. E quando chego aqui e vejo esse lugar, fico muito feliz – é uma teoria que se transformou em prática”, afirma.

?O Espaço Qualidade de Vida foi inaugurado em 2022 e atrai cerca de 2 mil servidores por mês. A área de 1.320 m² abriga refeitório e salas destinadas a jogos, meditação e leitura. “Nossos projetos também visam trazer ações culturais para dentro do ambiente corporativo”, aponta o titular da Sequali, Epitácio Júnior. “Quando essa exposição terminar, em 21 de julho, receberemos uma mostra sobre o dia a dia dos agentes do Detran”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

?Para o secretário de Fazenda, Itamar Feitosa, levar a cultura para perto dos servidores traz inúmeros benefícios. “O ser humano é complexo, uma equação com muitas variáveis. Permitir que as pessoas tenham um respiro, um contato com a arte em plena rotina de trabalho, melhora a qualidade de vida no ambiente profissional, reduz o estresse e até aumenta o rendimento”, revela.

Exposição retrata dia a dia de bombeiros militares