Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
29/06/2023 às 16:14, atualizado em 29/06/2023 às 17:10
Ciclo de palestras será realizado nesta sexta-feira (30), no Museu Nacional da República. Expectativa é reunir 700 profissionais da educação infantil, das redes pública e privada
A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), em parceria com a Comissão Permanente de Paz nas Escolas da Secretaria de Educação do DF (SEEDF), promove, nesta sexta-feira (30), o I Ciclo Formativo para Prevenção à Violência Sexual Infantojuvenil. Nesta primeira edição, a capacitação será voltada à educação infantil e tem o objetivo de promover a sensibilização e o engajamento de educadores para prevenção e o enfrentamento deste crime por meio de um ciclo de palestras.
[Olho texto=”“Com essa iniciativa, buscamos capacitar e sensibilizar os profissionais da educação, fortalecendo sua atuação na proteção das crianças e adolescentes do Distrito Federal”” assinatura=”Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública” esquerda_direita_centro=”direita”]
A expectativa é que cerca de 700 profissionais da educação infantil das redes pública e privada de ensino do DF participem do evento. O encontro terá início às 9h, com previsão de término às 17h, no auditório do Museu Nacional da República.
As palestras serão ministradas por especialistas nas áreas da SEE, da Subsecretaria de Políticas Públicas da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) – por meio do Centro 18 de Maio – , do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM/TJDFT) e da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA/PCDF). Os profissionais abordarão temas cruciais relacionados à prevenção e ao enfrentamento do problema.
“Estamos unindo esforços para enfrentar um dos problemas mais urgentes em nossa sociedade. Esse tipo de violência exige ação imediata e integralizada, envolvendo várias esferas da sociedade e governo. Com essa iniciativa, buscamos capacitar e sensibilizar os profissionais da educação, fortalecendo sua atuação na proteção das crianças e adolescentes do Distrito Federal”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destaca a relevância do evento no contexto educacional: “A escola desempenha um papel fundamental na prevenção e no combate à violência sexual infantojuvenil. Por meio desse ciclo formativo, ofereceremos aos educadores as ferramentas necessárias para identificar sinais de abuso, orientar as crianças e suas famílias, e promover um ambiente seguro e acolhedor nas instituições de ensino das redes pública e privada de ensino do Distrito Federal. Juntos, podemos construir uma rede de proteção mais forte e eficiente.”
O encontro conta com apoio do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF) e o Conselho de Entidades de Promoção e Assistência Social (Cepas/DF).
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]
“Entendemos que a prevenção à violência sexual deve ser uma pauta permanente no ambiente escolar, e por isso estamos empenhados em capacitar os educadores do DF. Esperamos que o I Ciclo Formativo seja um importante passo na conscientização e na criação de estratégias preventivas que reduzam os casos de violência sexual infantojuvenil em nossa sociedade”, afirma a subsecretária de Prevenção à Criminalidade da SSP, Regilene Rozal.
O I Ciclo Formativo para Prevenção à Violência Sexual Infantojuvenil: Educação Infantil é uma oportunidade única de aprimoramento profissional e de troca de conhecimentos, visando à proteção das crianças e adolescentes contra a violência sexual. Os participantes serão capacitados a atuar como multiplicadores do conhecimento nas unidades escolares de origem.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública