Fale com o Governo Ações em Destaques

30/6/23 às 14:55

Abertas inscrições para projeto que acolhe vítimas de violência doméstica

Primaverando Margaridas vai promover cursos e bate-papos sobre o direito das mulheres

Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

O projeto Primaverando Margaridas abre novas vagas para acolher mulheres vítimas de violência doméstica no Distrito Federal. As oficinas promovem o empoderamento com atividades artísticas que estimulam o empreendedorismo, com cursos de canto coral, técnicas de crochê e amigurumi, técnica japonesa de artesanato.

As atividades são gratuitas, com vagas limitadas, e estão com inscrições abertas até 30 de julho. Cerca de 200 pessoas foram beneficiadas pela primeira etapa do Primaverando Margaridas. O encerramento da turma do primeiro semestre será comemorado sábado (1°/7) e domingo ( 2/7), em Samambaia, com uma cantata festiva e exposição de peças de crochê elaboradas pelas alunas durante as aulas.

A oficina de canto coral é uma das atividades do projeto | Foto: João Porto Dias/ Divulgação

Os cursos e os bate-papos que integram o projeto ensinam sobre o empreendedorismo com aulas gratuitas para capacitar as participantes. A maioria das atividades ocorre em Samambaia, no Galpão do Riso, mas também há programação em escolas para conscientizar sobre a violência contra as mulheres.

É um espaço onde as mulheres podem dialogar, trocar experiências, e isso é muito bonito. A partir dessa troca, existe a possibilidade de cura, e a gente consegue criar um espaço de sororidade e acolhimento feito por mulheres, explica Paula Sallas, idealizadora do projeto. Dentro das escolas, a gente consegue alcançar um público masculino que, por muitas vezes, não sabe identificar essas situações.

Superação

As conversas conscientizam as mulheres sobre os próprios direitos | Foto: Adriana Bispo/ Divulgação

Carolina Beatriz Araújo Ovando, 42 anos, participa do projeto desde o primeiro semestre e o classifica como um divisor de águas. Eu estava saindo de um relacionamento complicado e vi a divulgação do projeto. Pensei que pudesse me ajudar. Eu fui, me senti muito bem-acolhida por todas, e isso tem me ajudado bastante em termos de autoestima e para superar alguns problemas psicológicos, compartilhou a analista de tecnologia da informação.

Ela participa do curso de crochê e pretende continuar no segundo semestre. Vou às oficinas de crochê e estive também na conversa sobre os direitos das mulheres. Foi muito interessante, porque fiquei sabendo de coisas que eu não sabia. Não sei o que seria da minha vida, depois do relacionamento, se não fosse o projeto, finalizou.

Violência no DF

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), de janeiro a março deste ano, foram cometidos 4.290 crimes de violência doméstica ou familiar no Distrito Federal, um aumento de 0,9% em relação aos 4.251 crimes do mesmo período do ano passado. Até 30 de junho, o DF registrava 19 feminicídios, número maior do que o total de vítimas do ano passado inteiro, que foi de 17 mulheres assassinadas.

O Governo do Distrito Federal (GDF) disponibiliza canais de atendimento que funcionam 24 horas para denúncias de violência contra a mulher:

⇒ Telefone 197
⇒ Telefone 190
⇒ E-mail: denuncia197@pcdf.df.gov.br
Delegacia eletrônica
⇒ Whatsapp: (61) 98626-1197.

Além disso, o GDF dispõe de duas delegacias especializadas no atendimento à mulher (Deam), na Asa Sul e em Ceilândia, mas os casos podem ser denunciados em qualquer unidade. Clique aqui para conferir todos os canais de denúncia de violência contra a mulher.

Programação do Primaverando Margaridas

⇒ Curso canto coral
De 2 de agosto a 22 de outubro
Quartas-feiras, das 15h às 17h, e sábados, das 11h às 15h
Inscrições: https://bit.ly/cantocoralprimaverandomargaridas

⇒ Curso técnica de crochê/amigurumi
De 3 de agosto a 22 de outubro
Quartas-feiras, das 15h às 17h, e sábados, das 9h às 15h
Inscrições: https://bit.ly/crocheamigurumiprimaverandomargaridas

⇒ Espetáculo Meladrama de Xicaxaxim
7 e 11 de agosto e 14 e 18 de agosto, às 20h no Espaço Galpão do Riso.
Agendamento gratuito: https://bit.ly/espetaculomeladramadexicaxaxim

⇒ Bate-papo Direitos da Mulher, com a advogada Maria Adriana dos Santos
Datas: 5 de agosto, 2 de setembro e 7 de outubro, das 9h às 15h, no Espaço Galpão do Riso
Acesse: https://bit.ly/rodadeconversadireitosdamulher

Últimas Notícias