04/07/2023 às 16:14, atualizado em 04/07/2023 às 16:16

Terminam obras no Centro de Educação da Primeira Infância em Ceilândia

A unidade terá capacidade para atender até 376 crianças em dois turnos ou 188 crianças em período integral

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Qualidade de vida, segurança e educação. Os moradores da região administrativa mais populosa do DF, Ceilândia, agora contam com mais uma unidade do Centro de Educação da Primeira Infância. A creche localizada na EQNP 8/12 no PSul vai beneficiar os mais de 130 mil habitantes da região. Foram investidos R$ 4.318.479,16. Com a conclusão da obra, a Secretaria de Educação (SEE) passa a assumir a gestão para implementar o mobiliário e entregar, formalmente, a unidade escolar para a população.

“As creches são uma garantia para os pais de que os filhos serão bem-cuidados com boas condições de segurança e infraestrutura, enquanto estão fora, trabalhando. As unidades dispõem de área aberta para que as crianças possam brincar ao ar livre, o que é muito importante para essa fase de desenvolvimento sensorial”, ressalta o presidente da Novacap, Fernando Leite.

A creche conta com salas para crianças de até 11 meses e para pequenos de 1 ano a 1 ano e 11 meses, além de atender a faixa de 2 anos a 3 anos e 11 meses | Arte: Novacap/Divulgação

A construção da creche segue o padrão definido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que contempla a criação de 11 salas de atividades para a educação infantil, sala multiúso, direção, secretaria, sala de professores, solários, fraldários, lactário, sala de amamentação, refeitório, pátio não coberto para a instalação de brinquedos infantis, sanitários para alunos e sanitários para professores/comunidade, sanitários PcD, playground, cozinha, despensa, rouparia, lavanderia, vestiários e copa para os funcionários.

[Olho texto=”“Nós sempre trabalhamos com a sensibilidade de olhar para as mães que não têm onde deixar seus filhos”” assinatura=”Hélvia Paranaguá, secretária de Educação” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A unidade terá capacidade para receber até 376 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 188 crianças em período integral. A creche conta com salas para creche I, destinada para crianças de até 11 meses, duas salas de atividades para a creche II (crianças de 1 ano a 1 ano e 11 meses) e duas salas de atividades creche III (para crianças de 2 anos a 3 anos e 11 meses).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Ceilândia, como a maior cidade do Distrito Federal, tem também a maior demanda da rede educacional. Por isso, são de suma importância as creches para a comunidade, para os pais que precisam buscar o pão de cada dia e contam com o amparo de saber que as crianças estão em boas mãos. O cuidado com essa questão mostra o quão relevante é educação básica para o nosso governo”, afirma o administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende de Almeida.

“A ordem do governador Ibaneis Rocha é construir o máximo de unidades de CEPIs [centros de ensino de primeira infância]  para aumentar esse atendimento. Nós sempre trabalhamos com a sensibilidade de olhar para as mães que não têm onde deixar seus filhos. Em parceria com a Novacap, estamos avançando nessas construções ,e nosso objetivo é ter todas as crianças na escola”, explica a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

*Com informações da Novacap