05/07/2023 às 17:35, atualizado em 05/07/2023 às 17:53

Estrada Setor Policial Militar ganha novo sistema de drenagem

De um total de 8,56 mil metros lineares de rede, cerca de 6 mil já estão prontos; intervenções na região contam com investimento de R$ 47,9 milhões

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Cerca de 6 mil metros lineares do sistema de drenagem da Estrada Setor Policial Militar (ESPM) já estão prontos, de um total de 8,56 mil metros. A imensa galeria subterrânea para captação de águas pluviais começa na sede da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), na Quadra 3 do ESPM, e vai até a Vila Telebrasília.

Maquinário em ação: trabalhos estão divididos em frentes de drenagem, corredor exclusivo para ônibus, calçadas e ciclovias e pavimentação asfáltica | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Além da tubulação de concreto, o novo sistema conta com tunnel liner (rede de drenagem em método não destrutivo), poços de visitação e uma bacia de detenção. As obras na ESPM –  que dá acesso ao Aeroporto e à Avenida das Nações (via L4) – têm um investimento de R$ 47,9 milhões do GDF e são tocadas por empresas contratadas pela Secretaria de Obras e Infraestrutura. Os trabalhos nos 5 km de avenida estão divididos em quatro frentes: drenagem, corredor exclusivo para ônibus, calçadas e ciclovias e a pavimentação asfáltica.

“Engana-se quem pensa que se trata apenas de uma obra de mobilidade, com o corredor exclusivo de ônibus, ciclovias etc”, reforça a secretária-executiva de Obras, Janaína Chagas. “Também estamos ampliando a rede de drenagem dessa região, beneficiando diretamente mais de um milhão de pessoas.”

Serão 5.093 m² de ciclovia e passeios, do comando da Polícia Militar até a alça do viaduto da W3 | Foto: Divulgação/Secretaria de Obras

Um dos locais onde a rede está em construção esta semana é na área vizinha ao Terminal Rodoviário da Asa Sul, próximo à 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP), com a instalação de manilhas quadradas (aduelas) de 1,80 m por 1,80 m em um trecho de 40 m de extensão.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Neste período de seca, a gente consegue ter uma produtividade maior”, explica o fiscal da obra, o engenheiro civil Vilmar Azevedo. “Trata-se de uma obra enorme onde a captação de água é fundamental para não inundar o pavimento. Toda a água que entra na rede terá como destino a bacia que está sendo construída na Vila Telebrasília.”

Confira abaixo o andamento de cada uma das benfeitorias executadas no Setor Policial Sul.

?Corredor do BRT

O Setor Policial Sul terá 25.670 m² de pista revestida de concreto, exclusiva para os ônibus. De acordo com o levantamento da Secretaria de Obras, aproximadamente 12 mil m² do pavimento rígido – quase a metade – já foram executados.

?Asfaltamento

Cerca de 11,5 mil m² de área asfaltada de um total de 32.850 m² já foram executados. Segundo Vilmar, o novo pavimento avançou até a entrada da Superintendência da Polícia Federal. No trecho que vai do quartel do Comando-Geral da PM até a alça do viaduto da W3 Sul, a via de asfalto terá que ser deslocada para dar espaço ao corredor do BRT .

[Numeralha titulo_grande=”357,5 mil m³ ” texto=”Área da bacia de detenção que está sendo construída próximo à Vila TeleBrasília” esquerda_direita_centro=”direita”]

Ciclovia e calçadas

A ESPM terá 5.093 m² de ciclovia e passeios, que vão desde o comando da Polícia Militar até a alça do viaduto da W3. Desse total, 3,5 mil m² já foram construídos.

??Drenagem

Parte integrante do sistema de drenagem da obra, uma bacia de detenção de 357,5 mil m³ está em construção nas proximidades da Vila Telebrasília. A enorme estrutura alcança 12 m de profundidade e se encontra na fase final de execução.

Estrada Setor Policial Militar ganha novo sistema de drenagem