05/07/2023 às 10:12

Nova metodologia aprimora planejamento de obras e infraestrutura

Em parceria com o Senai, a Novacap inicia o processo de avaliação da maturidade BIM de seus servidores, para otimizar os processos de engenharia

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) iniciou, na última semana, o processo de avaliação do nível de maturidade em Building Information Modeling (BIM) dos engenheiros e arquitetos, em uma ação que marca o início de um amplo projeto de modernização da empresa. O BIM é uma metodologia que permite um planejamento mais eficaz de obras e infraestrutura, otimizando o tempo, reduzindo os custos e elevando a precisão dos projetos.

Servidores das diretorias de Urbanização e de Edificações da Novacap participam de capacitação sobre a nova metodologia | Foto: Divulgação/Novacap

O trabalho está sendo realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Durante a semana, os servidores das diretorias de Urbanização (DU) e de Edificações (DE) da Novacap foram apresentados à metodologia e responderam questionários que visam identificar o nível de conhecimento da ferramenta.

Modernização

Responsável pelo planejamento, desenvolvimento e execução de projetos de infraestrutura em Brasília, a companhia busca otimizar seus processos, aumentar a eficiência e reduzir custos e prazos de execução. Ao final do projeto, o Senai produzirá um relatório identificando os desafios da implantação do BIM na Novacap, permitindo que a empresa planeje melhor a sua transição para essa nova metodologia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Mais de 70 servidores da área de engenharia participaram da pesquisa, mostrando o engajamento da Novacap neste processo de mudança. “Esse é um start de um processo que montaremos visando a contratação de uma consultoria para acompanhamento da implantação do framework BIM na Novacap”, afirma o chefe da Coordenação de Planejamento (Coplan) da companhia, Geraldino Gonçalves Bastos.

O projeto é parte de um esforço maior de modernização da construção civil brasileira, incentivado pela Estratégia BIM BR, desenvolvida pelo governo federal. A meta é fomentar a adoção do BIM em todas as fases dos empreendimentos públicos e privados, promover a capacitação de profissionais e estabelecer diretrizes e padrões para a aplicação da metodologia.

 

*Com informações da Novacap