09/07/2023 às 15:41, atualizado em 09/07/2023 às 20:34

Novo espaço reforça a leitura dos alunos em escola da Asa Norte

Escola Classe Beija-Flor, na 315 Norte, construiu redário para relaxamento e incentivo à leitura das crianças

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Um lugar de encanto, relaxamento e descobertas. Assim tem sido a experiência dos 400 alunos no recém-inaugurado Redário Xainã, construído na Escola Classe Beija-Flor, na 315 Norte. O redário é a extensão da sala de leitura, batizada de Cora Coralina, um ambiente voltado para a leitura com o objetivo de conquistar novos leitores.

O Redário Xainã é um lugar de encanto, relaxamento e descobertas para os 400 alunos da Escola Classe Beija-Flor, na 315 Norte | Foto: Mary Leal/Ascom SEEDF

O uso do redário na escola funciona da seguinte forma: pelo menos uma vez por semana, uma turma é levada para desenvolver alguma atividade no espaço. A estrutura lembra uma casa na árvore. Na parte de cima, professores e alunos reúnem-se para a contação de histórias e piqueniques; na parte inferior, ficam as redes, onde as crianças podem ler um livro ou mesmo descansar.

A aluna Catarina Borges, 7 anos, conta o que mais gosta de fazer no espaço: “Eu gosto de ler ou brincar lá em cima. Aqui embaixo, eu gosto de deitar, me embalar na rede e descansar. Aqui dá para fazer muita coisa, é um dos meus locais favoritos na escola,” comenta.

Na parte de cima do Redário Xainã, professores e alunos reúnem-se para a contação de histórias e piqueniques

Ter um redário na escola pode trazer uma série de benefícios para os estudantes, como explicou Fernanda Távora, orientadora educacional da Escola Classe Beija-flor: “Na nossa escola, temos um trabalho voltado para a cultura de paz nas relações com as crianças e com a comunidade escolar como um todo. A gente usa o redário como um espaço de acolhimento, leitura e literatura. E eu, como pedagoga, também uso esse espaço para trabalhar a retomada da calma quando as crianças estão em algum conflito ou estão mais agitadas, principalmente, as que têm o Espectro de Transtorno Autista (TEA). Usamos o redário para acalmar os alunos e trazer paz, o que tem dado muito certo”, explicou.

O nome do local é de origem Tupi-Guarani, Xainã significa Beija-Flor. O redário foi construído com verbas de emenda parlamentar.

Um redário e muitos benefícios

Ter um redário na escola pode trazer uma série de benefícios para os estudantes e para o ambiente escolar como um todo:

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

– Relaxamento e redução do estresse: O redário proporciona um espaço tranquilo e confortável onde os alunos podem relaxar e descansar. Isso ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, permitindo que eles se sintam mais calmos e equilibrados durante o período escolar
– Melhoria da concentração e do foco: os alunos podem se afastar das distrações e encontrar um local onde possam se concentrar melhor em suas tarefas e estudos
– Desenvolvimento de habilidades sociais: o redário é um espaço compartilhado, o que ajuda a promover o desenvolvimento de habilidades sociais, como a capacidade de compartilhar, cooperar e respeitar o espaço e as necessidades dos outros
– Estímulo à leitura e aprendizado: no Redário Xainã, os livros e gibis ficam disponibilizados em caixas, as crianças têm autonomia para escolher um livro, o que incentiva a autonomia, o hábito de ler e a expansão dos conhecimentos
– Promoção do bem-estar emocional: O redário é um local para relaxar, refletir e se sentir seguro. Em especial, as crianças com algum problema emocional ou algum transtorno
– Integração com a natureza: o contato direto com o verde é um dos fatores que mais impactam positivamente no comportamento e desenvolvimento dos alunos, que podem desfrutar da beleza natural, respirar ar fresco e apreciar a tranquilidade do ambiente

*Com informações da SEEDF