14/07/2023 às 16:39

Evento aborda desafios do novo marco do saneamento

Iniciativa da Caesb reúne representantes de órgãos distritais e federais

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Mais de 200 representantes de 50 empresas de saneamento e de órgãos públicos locais e federais puderam discutir e conhecer casos práticos da utilização da solução tecnológica ArcGIS, no evento Gis Day Caesb, promovido pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) na quinta-feira (13), no Espaço Cultural Águas Claras.

O Gis Day Caesb foi realizado em parceria com a empresa Imagem Esri, distribuidora oficial no Brasil da plataforma ArcGIS, com o objetivo de reunir usuários do sistema e compartilhar as inovações no contexto da indústria do saneamento básico, dentro do novo Marco Legal que regula o segmento no país.

A companhia utiliza diversas soluções ArcGIS para a elaboração de mapas das redes de abastecimento e esgotamento sanitário; coleta e tratamento de dados em campo; apoio às equipes de manutenção de redes; apoio ao projeto de expansão dos sistemas de abastecimento e esgotamento; fiscalização comercial e de obras; apoio ao planejamento e tomada de decisão das diversas superintendências da companhia; integração com sistemas GIS de outros órgãos do Governo do Distrito Federal  (GDF); e no compartilhamento e disponibilização de geoinformações.

Técnicos da Caesb, de outras companhias de saneamento e de empresas de geoprocessamento apresentaram boas práticas | Foto: Cristiano Carvalho/Caesb

Em palestras concorridas, técnicos da Caesb, de outras companhias de saneamento e de empresas de geoprocessamento apresentaram as experiências de sucesso em temas como soluções para recuperação de receitas; acompanhamento de obras e estratégias de reabilitação de redes; integração entre sistemas GIS e BIM para gerenciamento de ativos; inteligência artificial e inteligência geográfica.

O gerente de Geoprocessamento da Caesb, Carlos Eduardo Machado Pires, apresentou o Case Caesb: Evolução e aplicações do GIS Corporativo. “Eventos como esse são excelentes ferramentas de benchmarking que nos possibilitam conhecer aplicações e soluções que são tendências e geram excelentes resultados para a companhia. Além disso, nos permite mostrar como a Caesb utiliza as geotecnologias em seus processos. Tivemos a oportunidade de ver cases interessantes de outras empresas de saneamento que nos permitem planejar novas ações e projetos e, assim, melhorar os processos internos refletindo em melhor qualidade dos serviços prestados aos cidadãos”, explicou Carlos Eduardo.

[Olho texto=”“Eventos como esse são excelentes ferramentas de benchmarking que nos possibilitam conhecer aplicações e soluções que são tendências e geram excelentes resultados para a companhia. Além disso, nos permite mostrar como a Caesb utiliza as geotecnologias em seus processos”” assinatura=”Carlos Eduardo Pires, gerente de Geoprocessamento da Caesb” esquerda_direita_centro=”direita”]

Participaram do evento profissionais de companhias de saneamento básico de várias regiões do país como as empresas parceiras Aegea; Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema); Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern); Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar); Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa); Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul); Saneamento de Goiás S.A. (Saneago); Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan); BRK Ambiental e Iguá Saneamento S.A.

Também estiveram presentes representantes de órgãos públicos como Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa); Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Ministério da Defesa (MD); Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT); Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF); Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema); Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh); Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap); Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap); Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal); Instituto Brasília Ambiental e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).

*Com informações da Caesb