19/07/2023 às 10:47

Próxima oficina do Plano Diretor ocorrerá em Santa Maria

O evento com foco na escuta da população será neste sábado (22), a partir das 9h

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A 14ª oficina participativa da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) chega à Santa Maria neste sábado (22). O convite é para que os moradores façam parte da criação do futuro da região, afinal, o Pdot é a lei que guiará o desenvolvimento do Distrito Federal nos próximos 10 anos.

O evento ocorre a partir das 9h, no Colégio CAIC, localizado na Quadra EQ 215/315, Bloco B. Os participantes terão a oportunidade de opinar sobre diferentes temas envolvendo a região. Ao escutar as demandas da população, as oficinas buscam uma revisão que acolha as necessidades expostas e preze pelo bem-estar dos moradores.

“É no Plano Diretor que são definidas as áreas de oferta habitacional, de preservação ambiental, de regularização, áreas prioritárias para certos tipos de investimento, além das áreas urbanas e rurais”, explica Mário Pacheco, coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh).

[Olho texto=”“É no Plano Diretor que são definidas as áreas de oferta habitacional, de preservação ambiental, de regularização, áreas prioritárias para certos tipos de investimento, além das áreas urbanas e rurais” ” assinatura=”Mário Pacheco, coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh” esquerda_direita_centro=”direita”]

Na visão de uma das líderes comunitárias de Santa Maria, Ana Francisca da Silva, a participação nas oficinas do Pdot é primordial. “Gostaria que a comunidade participasse mais”, afirma. Para ela, a oficina é uma oportunidade de buscar por calçadas com acessibilidade, por exemplo. Ela, que é mãe de um rapaz portador de deficiência física, relata uma grande dificuldade nesse sentido. Outra pauta levantada pela moradora da QR 302 é a regularização. “A nossa maior luta em Santa Maria são as escrituras”, ressalta.

Se você, assim como Ana Francisca, quer participar de forma ativa nas melhorias de sua cidade, a oficina é uma chance. Vale lembrar que o evento também será transmitido no canal da secretaria no YouTube, chamado Conexão Seduh.

Quem pode participar?

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Podem participar das oficinas todos os moradores do Distrito Federal, de diferentes faixas etárias, gêneros e níveis socioeconômicos, interessados em discutir o planejamento urbano e o futuro da cidade. Para isso, basta comparecer nas datas e locais marcados.

Haverá o registro de falas e percepções, debates, mapas para os participantes identificarem suas localidades e demandas, exposição dos principais temas discutidos e a construção de um relatório final da reunião, que será divulgado posteriormente.

Ao todo, serão 53 oficinas organizadas pela Seduh ao longo deste ano. Enquanto 18 desses eventos públicos serão voltados a segmentos da sociedade, outros 35 serão sobre cada uma das regiões administrativas (RAs) do Distrito Federal. Confira o calendário completo.

Mais informações podem ser acessadas no site www.pdot.seduh.df.gov.br.

*Com informações da Seduh