21/07/2023 às 20:36

Atendimento em Direito de Família é tema de aula inaugural

Primeira aula do curso de formação continuada em Atendimento do Direito de Família, Cultura de Paz e Mediação e Infância e Juventude ocorreu nesta sexta (21)

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

A primeira aula do curso de formação continuada em Atendimento do Direito de Família, Cultura de Paz e Mediação e Infância e Juventude, promovido pela Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (Easjur/DPDF), ocorreu nesta sexta-feira (21). Na aula inaugural, a defensora pública Lídia Nunes e a analista de apoio à Assistência Judiciária Gabriela Tomé abordaram o atendimento em Direito de Família e a Gerência de Cultura de Paz e Mediação. A moderação do encontro foi realizada pela defensora pública do DF Andreia Leardini.

O defensor público-geral, Celestino Chupel, reforça que os temas abordados na primeira aula do curso de formação são importantíssimos para a qualificação dos participantes. “Capacitar servidores no atendimento em Direito de Família e gerência de cultura de paz e mediação é fundamental para assegurar um serviço público mais eficiente e sensível às necessidades das pessoas envolvidas em questões familiares e conflitos. Com servidores capacitados, é possível contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, harmoniosa e que respeita as diferenças e particularidades familiares”, defendeu.

A defensora pública Lídia Nunes e a analista de apoio à Assistência Judiciária Gabriela Tomé abordaram o atendimento em Direito de Família e a Gerência de Cultura de Paz e Mediação | Foto: Divulgação/DPDF

A defensora pública Lídia Nunes explicou que a qualificação do atendimento em Direito de Família é fundamental para oferecer suporte adequado e soluções efetivas às questões complexas relacionadas à estrutura familiar, parte considerável de demandas atendidas pela DPDF que, geralmente, envolvem menores de idade. Apenas em Ceilândia, o número de processos de família do Núcleo de Assistência Jurídica (NAJ) Deusa Maria de Carvalho cresceu 122% de janeiro a maio de 2023. “É fundamental desenvolver habilidades, conhecimentos e atributos específicos para lidar com os desafios emocionais e legais envolvidos que, geralmente, envolvem crianças, oferecendo suporte efetivo e compassivo e auxiliando os envolvidos a enfrentar questões familiares com segurança e confiança”, destacou.

Para a analista de Apoio à Assistência Judiciária Gabriela Tomé, a Gerência de Cultura de Paz e Mediação da DPDF também tem grande relevância no curso de formação continuada. Isso porque o método consensual de solução de conflitos no qual as próprias partes são incentivadas a resolver impasses de forma autônoma e harmônica, com o auxílio do mediador, registra marcas expressivas de efetividade e interação interinstitucional. Para se ter uma ideia, mais de 90% das 2,2 mil demandas recebidas em apenas sete meses após a criação do Espaço Conciliar, parceria da DPDF com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), foram solucionadas. “A mediação, como uma forma de resolução de conflitos, oferece um espaço neutro em que as partes envolvidas podem expressar seus pontos de vista e trabalhar juntas para encontrar soluções aceitáveis para ambas. Por isso, a capacitação é fundamental para aquisição de conhecimentos, habilidades e competências, permitindo que os participantes se tornem mais preparados e eficientes”, explicou.

Próximas aulas

A segunda aula do curso será realizada em 4 de agosto e abordará a confecção da petição inicial na área de família, órfãos e sucessões, além da elaboração das peças. A terceira aula ocorrerá em 18 de agosto e dará continuidade à elaboração de petições.

A quarta e última aula do curso será realizada em 1º de setembro. As temáticas serão o atendimento da infância e da juventude e a elaboração de petições. Ainda, o Sistema Integrado de Transferências (Sit) e o painel de diagnóstico de inteligência processual, além dos boletins da Easjuris, que contemplam uma pesquisa complementar de jurisprudência.

Curso de formação

O curso de formação de continuada em Atendimento do Direito de Família, Cultura de Paz e Mediação e Infância e Juventude é um permanente aperfeiçoamento da atuação de servidores da instituição destinado aos analistas recém-empossados que atuam nas iniciais e na Gerência de Cultura de Paz e Mediação da DPDF, aos servidores que atuam nas áreas de família, infância e juventude e nos postos de atendimento do Na Hora, além de representantes dos núcleos da DPDF. O intuito é fornecer ferramentas para a atuação qualificada e humanizada, aprimorar e atualizar os conhecimentos e as habilidades profissionais, além de permitir a aquisição de novas competências, aperfeiçoando a assistência prestada aos usuários da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e oferecendo um serviço público ainda mais humanizado, técnico e de qualidade.

Esta edição do curso foi norteada pelo princípio da prioridade absoluta aos direitos da criança e do adolescente, previsto no artigo 227 da Constituição Federal. O intuito é capacitar os servidores na atuação em relações de família, parte considerável de demandas atendidas pela DPDF, que, geralmente, envolvem menores de idade. A nova qualificação da DPDF abordará, ainda, os fluxos eletrônicos de comunicação entre todos os núcleos da DPDF.

O curso será regido pelo Trilhas de Atendimento, série de publicações idealizadas pela Easjur/DPDF que apresenta abordagem direta e objetiva sobre os principais aspectos práticos em Atendimento em Direito de Família, Gerência de Cultura de Paz e Mediação, Confecção de Petição Inicial na área de Família, Órfãos e Sucessões e Atendimento da Infância e Juventude. A capacitação contará, ainda, com a apresentação do Manual Prático da Gerência de Cultura de Paz e Mediação da Easjur/DPDF; das cartilhas Casos de Família; Cultura de Paz e Solução Extrajudicial de Conflitos; Vamos falar de família? Curiosidades do Direito de Família na visão da Defensoria Pública; Os Direitos da Criança e do Adolescente; e Centro de Atendimento Integrado 18 de Maio; além do Protocolo de Atuação em Favor de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência.

*Com informações da DPDF