31/07/2023 às 11:12

Arniqueira recebe oficina do Plano Diretor na quarta-feira (2)

Esse será o 17° encontro organizado pela Seduh para ouvir as sugestões da população; evento será aberto ao público

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Na próxima quarta-feira (2) a população pode fazer a diferença no desenvolvimento de Arniqueira. A região receberá a 17ª oficina participativa organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) para a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot), lei que irá determinar o desenvolvimento do Distrito Federal pelos próximos 10 anos.

O encontro terá início às 19h, na Escola Técnica de Brasília, localizada na QS 07, lote 02/08, Avenida Águas Claras – Vila Areal. O objetivo é reunir a população para discutir temas importantes para a região, como mobilidade, regularização, meio ambiente, entre outros.

Comunidade de Arniqueira pode contribuir, na oficina do Pdot, para o planejamento urbano da cidade | Foto: Paulo H.Carvalho/Agência Brasília

O Plano Diretor será revisado, levando em conta pontos como sustentabilidade, inclusão social, oferta e lazer. Todas as sugestões da comunidade serão analisadas. O Pdot traz como objetivo não só o desenvolvimento territorial, como o bem-estar e lazer dos moradores.

“É no Plano Diretor que são definidas as áreas de oferta habitacional, de preservação ambiental, de regularização, áreas prioritárias para certos tipos de investimento, além das áreas urbanas e rurais”, explica o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco.

Responsável pelo projeto Filhos do Areal, Paulo Martin reforçou o chamado à população e destacou que esse pode ser um momento de mudança. “Você aí que reclama da falta de espaço social: compareça à reunião. Dê a sua opinião, leve suas ideias, participe desse momento”, convocou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A oficina será transmitida no canal da secretaria no YouTube, chamado Conexão Seduh.

Quem pode participar?

Podem participar das oficinas todos os moradores do Distrito Federal, de diferentes faixas etárias, gêneros e níveis socioeconômicos, interessados em discutir o planejamento urbano e o futuro da região. Para isso, basta comparecer nas datas e locais marcados.

Haverá o registro de falas e percepções, debates, mapas para os participantes identificarem suas localidades e demandas, exposição dos principais temas discutidos e a construção de um relatório final da reunião, que será divulgado posteriormente.

Ao todo, serão 53 oficinas organizadas pela Seduh ao longo deste ano. Enquanto 18 desses eventos públicos serão voltados a segmentos da sociedade, outros 35 serão sobre cada uma das regiões administrativas (RAs) do Distrito Federal. Confira aqui o calendário completo.

Mais informações podem ser acessadas no site do Pdot.

Serviço

? Oficina participativa do Pdot – Arniqueira

Data: 2/8 (quarta-feira)

Horário: 19h

Local: Escola Técnica de Brasília, na QS 07, Lote 02/08, Avenida Águas Claras – Vila Areal

Acesso virtual: pelo YouTube no canal Conexão Seduh

Próximas oficinas

? 5/8, às 9h, para a região administrativa do Recanto da Emas;

? 10/8, às 19h, para a região administrativa de Águas Claras;

? 12/8, às 9h, para a região administrativa da Fercal;

? 15/8, às 19h, para o segmento Transporte e mobilidade urbana.

*Com informações da Seduh