03/08/2023 às 20:42

Catadores de materiais recicláveis recebem instruções contra incêndios

Além de um aceiro realizado ao redor do Complexo Integrado de Reciclagem do DF, catadores receberam abafadores

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Na tarde desta quinta-feira (3), mediante solicitação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF (Sema-DF), Bombeiros Militares (CBMDF) entregaram abafadores e ministraram instruções sobre combate preventivo aos incêndios para catadores do Complexo Integrado de Reciclagem do Distrito Federal (CIR/DF). A Ação integra o Plano de Prevenção de Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), um sistema de parcerias institucionais que visa à proteção do cerrado.

A Ação integra o Plano de Prevenção de Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), um sistema de parcerias institucionais que visa à proteção do cerrado | Foto: Divulgação/Sema-DF

De acordo com a coordenadora do PPCIF, Carolina Schubart, foi realizado anteriormente um aceiro, ao redor do complexo, com maquinário da Novacap, para a prevenção de incêndios. “A ideia não foi apenas de entregar as ferramentas para combate inicial do fogo, mas também de instruir os catadores sobre prevenção de queimadas e a respeito dos procedimentos de segurança em casos de incêndios”, explicou Schubart.

Para o tenente do Corpo de Bombeiros do DF, Dayan Alves Pereira, a entrega dos equipamentos possibilita que os trabalhadores possam realizar o primeiro combate ao fogo, até a chegada do socorro especializado dos militares. “É uma parceria muito importante que pode minimizar de forma substancial incêndios em grande escala”, comentou Dayan. A integração e cooperação mútua são princípios importantes que direcionam o plano de prevenção.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Segundo a presidente da Central das Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis (Centcoop), Aline Sousa da Silva, a iniciativa é muito importante, tendo em vista a localização do espaço. “Nós atuamos numa área altamente inflamável. Um local de cerrado, onde no período de seca transforma-se numa área de risco. Portanto, a entrega dos abafadores e as instruções conferem mais segurança aos trabalhadores, ao cerrado e aos materiais recicláveis”, disse Aline.  O objetivo do PPCIF é reduzir a ocorrência e a reincidência de incêndios florestais no Distrito Federal em número e extensão. Por isso, prevê ações de prevenção aos Incêndios Florestais no Cerrado como uma ação permanente do governo.

*Com informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF (Sema-DF)