04/08/2023 às 17:40

Proteção dos Recursos Hídricos é tema do Ciclo de Palestras

Evento do Brasília Ambiental, promovido pela Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho da autarquia, incentiva a troca de conhecimento

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O Instituto Brasília Ambiental promoveu nesta sexta-feira (4), por meio da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), a apresentação da dissertação do mestrado Proteção dos Recursos Hídricos nos Planos de Manejo das Unidades de Conservação do Distrito Federal realizado pela servidora Renata de Vasconcelos Barreto, no projeto Ciclo de palestras: Compartilhando Saberes.

[Olho texto=”“Neste cenário, o desafio é integrar as gestões de recursos hídricos com outras políticas ambientais relacionadas ao solo e proteção do meio ambiente. Assim sendo, foi observado que as unidades de conservação vêm desempenhando relevantes serviços ambientais para a recarga hídrica e superficial no território distrital”” assinatura=”Renata Barreto, analista de Planejamento Urbano e Infraestrutura” esquerda_direita_centro=”direita”]

Durante a exposição, foi apresentada a peculiaridade que o DF possui, que é a da grande quantidade de nascentes. Contudo, com escassez hídrica para o abastecimento somado ao uso diversificado para outros fins, a ocupação desordenada do solo, a expansão urbana e as atividades humanas sobre as áreas naturais, têm impactado na disponibilidade e qualidade hídrica no território do DF.

“Neste cenário, o desafio é integrar as gestões de recursos hídricos com outras políticas ambientais relacionadas ao solo e proteção do meio ambiente. Assim sendo, foi observado que as unidades de conservação vêm desempenhando relevantes serviços ambientais para a recarga hídrica e superficial no território distrital”, destacou a analista de Planejamento Urbano e Infraestrutura, Renata Barreto.

Arte: Instituto Brasília Ambiental

Servidora da autarquia ambiental há dez anos e lotada na Superintendência de Unidades de Conservação (Sucon), Renata é graduada em geografia, especialista em gestão ambiental e desenvolvimento sustentável e mestre em gestão e regulação de recursos hídricos, tendo defendido sua tese em dezembro de 2022, na Universidade de Brasília (UnB), Polo Planaltina.

O estudo foi motivado pela possibilidade da aplicação em suas atividades profissionais, uma vez que servidora atua na área de gestão de unidades de conservação do Brasília Ambiental com participações em grupos de trabalho de elaboração de Termos de Referência para Plano de Manejo e em comissões de análise desses documentos, o que a levou ao desafio de aprofundar nas pesquisas de normas e documentações.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Conhecimento

O projeto Ciclo de palestras: Compartilhando Saberes é uma iniciativa da QVT do Instituto Brasília Ambiental desde 2019 e se destina aos servidores que usufruíram do afastamento temporário das atividades laborais para participação no programa de pós-graduação stricto sensu, conforme o artigo 161 da Lei Complementar 840/2011.

As apresentações têm sido tão exitosas que, em junho deste ano, durante o Encontro Anual de Qualidade de Vida no Trabalho promovido Secretaria de Fazenda do Distrito Federal, foi concedido o Selo Qualivida 2023, na categoria bronze, no segmento Autarquias. Outro projeto do Brasília Ambiental também foi agraciado: a Semana da Saúde e Qualidade de Vida, que este ano está indo para a sua 11ª edição.

*Com informações do Brasília Ambiental