05/08/2023 às 10:13, atualizado em 10/10/2023 às 16:08

Saiba como participar das eleições dos conselhos comunitários de segurança

Voluntários devem se atentar ao prazo para cadastro no sistema eleitoral, que termina dia 6 de setembro

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

A segurança pública é direito e responsabilidade de todos. Uma forma para o exercício da cidadania é por meio do Conselho Comunitário de Segurança. Os Consegs são canais de participação popular de caráter consultivo e deliberativo, sem fins lucrativos e de cooperação voluntária, e atuam como espaços para discussão e análise de problemas que impactam essa área, inclusive auxiliando os órgãos de segurança pública do Distrito Federal, encaminhando as demandas de cada área às autoridades governamentais.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Desde o final do mês passado, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) abriu o prazo para cadastro dos eleitores que poderão votar nas chapas candidatas aos conselhos. O registro é simples e rápido e está disponível até o dia 6 de setembro pelo link disponibilizado pela secretaria. Ao efetuarem o cadastro, eles deverão anexar o título de eleitor, um documento oficial com foto e o comprovante de residência. O eleitor deve possuir domicílio eleitoral no Distrito Federal correspondente à área de abrangência do Conseg para o qual que se pretenda votar. O voto é facultativo, sigiloso e voluntário, mas o cadastro prévio no sistema do processo eleitoral é obrigatório.

Para se autenticar no sistema de cadastro para votação dos Consegs basta ter uma conta de usuário no serviço GovBr, do governo federal, mecanismo amplamente utilizado em todo o país, que já conecta mais de 100 milhões de usuários. Trata-se de sistema gratuito que o cidadão utiliza para se conectar em aplicativos como o Carteira Digital de Trânsito, o portal Meu INSS, os serviços da Receita Federal e do SUS, entre outros.

A campanha eleitoral ocorrerá entre os dias 14 de setembro e 28 de outubro. A votação, por sua vez, se dará no dia 29 de outubro. Para votar, o eleitor deverá ter um cadastro válido no sistema da SSP-DF e comparecer presencialmente na região administrativa no dia de votação. Os votos serão registrados em urnas eletrônicas, disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), por meio de parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF). Os locais de votação serão informados no dia 10 de outubro.

Arte: SSP-DF

Serviço
Prazo para cadastro eletrônico: até 6 de setembro
Dia das eleições: 29 de outubro, das 9h às 17h
Local de votação: na região administrativa do eleitor por meio de urna eletrônica
Sistema de Cadastro de Eleitores Voluntários
Informações adicionais: site SSP-DF

*Com informações da SSP-DF