08/08/2023 às 17:59

Licenciamento de empresas é tema de reunião

Encontro no Palácio do Buriti contou com a participação de representantes de Administração do Plano Piloto, Conselho de Políticas Públicas do GDF, Seduh e Sebrae, entre outros

Por Agência Brasília* | Editor: Igor Silveira

A Administração do Plano Piloto se reuniu com representantes de diversos órgãos na manhã desta terça-feira (8), no Palácio do Buriti, para tratar, primordialmente, da pauta de licenciamento de atividades e empresas no Plano Piloto. Participaram da reunião o Conselho de Políticas Públicas do GDF, Correios, Junta Comercial, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O objetivo da reunião era discutir medidas que visam agilizar o processo de abertura e licenciamento de empresas, criando celeridade no processo. Na ocasião, foram ponderados assuntos como promoção de políticas públicas, importância do georreferenciamento e alimentação da base de endereçamento, de maneira conjunta e única.

O objetivo da reunião era discutir medidas que visam agilizar o processo de abertura e licenciamento de empresas, criando celeridade no processo | Foto: Emanuelle Sena/Administração do Plano Piloto

Para o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, um dos assuntos fundamentais é o mapeamento de endereçamento. “É muito importante a interlocução entre os órgãos para efetivar as melhorias para essas questões”, disse o administrador.

“Qualquer alteração deveria ser feita com a consulta ao geoportal, apenas na Seduh. Temos que chegar ao entendimento de que essa ferramenta é a mais importante para todos”, ressaltou Paulo Carvalho, consultor do Sebrae.

Roberto Nunes, da Gerência de Licenciamento da Administração, falou sobre a questão da viabilidade de endereçamento no Plano Piloto.  “A gente ainda utiliza um método antigo de endereçamento. A grande dificuldade do empresário é que o sistema oferece um CEP que, muitas vezes, não coincide com o CEP oficial; e isso acaba gerando um problema”, ponderou Nunes.

*Com informações da Administração do Plano Piloto