Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
09/08/2023 às 14:41, atualizado em 09/08/2023 às 14:44
Programa Circuito Economia Solidária do DF vai oferecer cursos, orientações e oficinas para categorias alavancarem produção e vendas
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Sedet) iniciou o programa Circuito Economia Solidária do Distrito Federal, que tem por objetivo qualificar profissionalmente artesãos e manualistas da capital. O primeiro passo foi dado com a publicação de chamamento público para contratar uma entidade civil sem fins lucrativos que ficará responsável pela oferta de mentoria e capacitação desses profissionais.
A organização interessada em participar do certame deve ter experiência prévia em gestão de projetos de qualificação social e profissional. A entidade, em um primeiro momento, atuará na elaboração de um estudo que irá ajudar o Governo do Distrito Federal (GDF) a identificar o perfil dos artesãos e manualistas brasilienses, além de mapear o produto de trabalho desses profissionais. O levantamento será realizado em todas as regiões administrativas.
Em seguida, de posse do estudo, a empresa participante do certame traçará o planejamento pedagógico voltado à preparação de cursos com até 15 atividades para que os artesãos e manualistas recebam instrução técnica e orientação profissional adequada, visando agregar valor às respectivas produções dos artesãos e manualistas.
[Olho texto=”“A gente sabe que a economia solidária é uma grande alternativa para o processo de contratação formal. Por isso, queremos encontrar uma entidade que faça essa qualificação profissional, e os produtos que forem produzidos dentro do processo sejam apresentados à população através do circuito de feiras”” assinatura=”Thales Mendes Ferreira, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda” esquerda_direita_centro=”direita”]
A abertura e execução dos cursos configura a terceira etapa do programa. Serão mil vagas ofertadas para os profissionais selecionados em oficinas que trarão novas metodologias para confecção dos produtos, além de mentorias ensinando desde a etapa de criação de lojas virtuais e sites até a seleção de fornecedores e comercialização dos itens produzidos.
Por fim, os artesãos e manualistas participantes do Circuito Economia Solidária terão a oportunidade de expor seus produtos em diversas feiras de artesanato que serão organizadas pela Sedet nas cidades do DF. O programa terá, ao todo, duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
“A gente sabe que a economia solidária é uma grande alternativa para o processo de contratação formal. Por isso, queremos encontrar uma entidade que faça essa qualificação profissional, e os produtos que forem produzidos dentro do processo sejam apresentados à população através do circuito de feiras. O objetivo é qualificar esses artesãos e manualistas, pegar as pessoas que hoje são profissionais e transferir esse conhecimento”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes Ferreira.
Mais investimento
O Circuito Economia Solidária, agora, se soma às várias oportunidades oferecidas pelo GDF para as categorias. Recentemente, a Secretaria de Turismo (Setur) anunciou que os artesãos e manualistas poderão expor trabalhos na 3ª Feira Nacional da Uva e do Vinho, de 4 a 13 de agosto, em Planaltina, e na 6ª Feira da Lua, nos dias 19 e 20 de agosto, no Gilberto Salomão.
Dados da Setur apontam que as feiras de artesanato da capital já movimentaram R$ 500 mil em vendas apenas no primeiro semestre deste ano. Em todo 2022, o número foi de R$ 1,2 milhão gerados com a comercialização de produtos artesanais nesses espaços.