15/08/2023 às 19:11

Evento discute a importância da meliponicultura para o Cerrado

Entre as atividades da Semana do Produtor Rural do Paranoá desta terça-feira (15), destacam-se oficinas e palestras sobre abelhas sem ferrão. Evento segue até sexta-feira (18)

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A abertura oficial da Semana do Produtor Rural do Paranoá, nesta terça-feira (15), contou com uma apresentação sobre criação de abelhas, regulamentação, orientações sobre o manejo das melíponas (abelhas que não possuem ferrão) e a importância da meliponicultura para o Cerrado. O evento foi realizado na propriedade do casal de produtores Evandro José Shappo, 57 anos, e Diana Shappo, 50, no Núcleo Rural Córrego do Palha, região do Lago Norte.

Recentemente, o GDF sancionou a Lei nº 7.311, de 27 de julho de 2023. A criação da norma foi comemorada pelos meliponicultores locais. A medida visa regulamentar o manejo sustentável das abelhas sem ferrão entre produtores locais, além do comércio, da captura e do transporte das abelhas. No Distrito Federal, existem 35 espécies de abelhas nativas, localizadas nas regiões do rios Paranoá, Maranhão, São Bartolomeu, São Marcos, Descoberto, Corumbá e Rio Preto.

A Semana do Produtor Rural do Paranoá foi oficialmente aberta com atividades sobre criação de abelhas sem ferrão | Fotos: Emater/ Divulgação

O extensionista da Emater-DF Carlos Morais explicou que as abelhas Jataí polinizam até 90% das árvores e flores nativas da região e produzem um mel de maior valor agregado do que o de abelhas com ferrão. A produtividade das abelhas Jataí é de 0,5 kg a 1,5 kg de mel por caixa de abelha por ano, quantidade baixa se comparada à produção da abelha com ferrão, de 25 kg a 30 kg por ano por caixa. Entretanto, enquanto o mel da abelha com ferrão custa em média R$ 30 o litro, o mel de abelha sem ferrão é comercializado em pequenas porções e chega a atingir preços acima de R$ 300 o litro.

Comunidade integrada

As abelhas Jataí polinizam até 90% das árvores e flores nativas da região, e produzem um mel de maior valor agregado do que o de abelhas com ferrão

Com atividades como oficinas, palestras e um intercâmbio cultural para Olhos D´água, em Alexânia (GO), onde os produtores poderão conhecer mais sobre artesanato e turismo rural, a Semana do Produtor Rural do Paranoá segue até sexta-feira (18). De acordo com o gerente do Escritório da Emater-DF no Paranoá, Rafael Lima, o objetivo da semana é integrar a comunidade e mostrar o que a Emater-DF realiza na região.

“É uma forma de a Emater-DF fazer um grande mutirão de capacitação e chamar a atenção dos produtores para outras oportunidades de cultivo e de criação que possam gerar renda para as famílias. Essas atividades são realizadas dentro da vocação de cada região e são importantes para ajudar os produtores a avançar um pouco mais e ampliar os negócios”, reforçou o presidente da Emater-DF, Cleison Duval.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O presidente do Parque Granja do Torto, Vilmar Angelo Rodrigues, ressaltou que as ações da Emater no auxílio aos agricultores, principalmente em regiões onde a regularização fundiária ainda não chegou, são importantes para levar segurança ao produtor rural. “A Emater-DF sempre é muito presente nas propriedades rurais e isso faz uma diferença muito grande para o produtor e para o desenvolvimento da agricultura local.”

Interessados em participar da Semana do Produtor Rural do Paranoá devem entrar em contato com o escritório da Emater-DF no Paranoá pelo telefone 3311-9431.

*Com informações da Emater-DF