15/08/2023 às 17:35, atualizado em 15/08/2023 às 20:54

Mais de 590 pinheiros já foram retirados do Parque da Cidade

‌Após a supressão de todas as unidades previstas, será retomado o projeto original do parque, elaborado pelo paisagista Roberto Burle Marx

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

O Governo do Distrito Federal (GDF) segue trabalhando na retirada de pinheiros do Parque da Cidade Sarah Kubitschek. Até esta segunda-feira (14), 598 exemplares do total de 1.628 haviam sido suprimidos. Cerca de 40 funcionários da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) estão envolvidos na ação, que ocorre desde o dia 3 deste mês.

Os pinheiros que estão sendo retirados do Parque da Cidade, alguns com mais de 40 anos, estão tendo os troncos serrados e estocados no Pátio do Viveiro II, da Novacap, e serão futuramente leiloados | Foto: Divulgação/Novacap

?Os troncos das árvores estão sendo transportadas para o Pátio do Viveiro II, da Novacap, localizado no Setor de Oficinas Norte (SOFN). Futuramente, o material será leiloado e os recursos arrecadados irão para o Tesouro Nacional do Distrito Federal. A Novacap estima que serão retirados 6.126,46 m³ de madeira. Já a galhada é triturada e destinada às ações de compostagem da companhia.

?Os bosques dos pinheiros ficam entre os estacionamentos 4 e 5, próximo aos restaurantes Gibão e Alpinus e do Bosque da Borda, ocupando uma área equivalente a 6,2 hectares. A supressão ocorre devido ao risco de queda apresentados pelas árvores. A maioria têm, em média, 27,7 metros de altura e estão com rachaduras, buracos, ferimentos, fungos, brocas e cupins. Além disso, ultrapassam a vida útil prevista para a espécie: os pinheiros foram plantados para durar 20 anos, mas muitos dos que estão no parque somam 40 anos.

[Olho texto=”“As árvores nesse bosque receberão adubação mensal e acompanhamento integral. A ideia é que no quinto ano já exista um sombreamento na área, enquanto a plenitude das árvores será atingida daqui a 10 anos”” assinatura=”Raimundo Silva, chefe do Departamento de Parques e Jardins” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

?Com a medida, será retomado o projeto original do parque, elaborado pelo paisagista Roberto Burle Marx. Serão 29 polígonos de plantio arbóreo nos três bosques, com espécies típicas e outras adaptadas ao bioma do DF, bem como de grama da espécie batatais nessas áreas. Todos os procedimentos serão feitos observando as condições ambientais necessárias.

?O chefe do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), Raimundo Silva, afirma que as novas mudas serão plantadas em meados de outubro, quando inicia-se o período chuvoso, junto ao Plano de Arborização Anual da Novacap. “As árvores nesse bosque receberão adubação mensal e acompanhamento integral. A ideia é que no quinto ano já exista um sombreamento na área, enquanto a plenitude das árvores será atingida daqui a 10 anos”, explica. Após a supressão, haverá a contratação do equipamento adequado para a retirada dos tocos, limpeza do local, abertura de berços para as mudas e o plantio em si.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

?Foram instaladas placas sinalizando para o perigo de queda de galhos no espaço dos bosques, além de fitas e telas para impedir a circulação no local. O administrador do Parque da Cidade, Todi Moreno, ressalta a importância de evitar transitar na área.

?“É fundamental que o ciclista e o pedestre utilizem a faixa de pedestre e a ciclovia, mantendo distância de onde estão cortando as árvores para que não ocorra nenhum acidente”, afirma. “O mesmo vale para os motoristas. Evitem a faixa da direita. O Detran (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) colocou sinalizações no local, orientando a usarem a faixa da esquerda, mas ainda há quem se arrisque”, completa. Até o momento, não há previsão de desvio no trânsito dentro do parque urbano.

?A decisão de suprimir as árvores foi tomada por um grupo de trabalho composto pelas secretarias de Esporte e Lazer (SEL) – que administra o Parque da Cidade – e de Cultura e Economia Criativa (Secec), pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e pelo Instituto Brasília Ambiental – que elaborou o plano de manejo.