17/08/2023 às 17:07, atualizado em 17/08/2023 às 17:26

Obras preparam Esplanada para o desfile de 7 de Setembro

Desde segunda-feira (14), equipes do GDF trabalham diariamente para restaurar calçadas e trechos asfálticos das vias N1 e S1 do Eixo Monumental

Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Equipes do Governo do Distrito Federal (GDF) trabalham na execução de obras de readequação urbana das vias N1 e S1 do Eixo Monumental, que receberão o tradicional desfile cívico de 7 de Setembro. A concentração dos serviços de renovação da pista contempla o trecho entre a Rodoviária e o Palácio do Planalto.

Trabalhos abrangem toda a região por onde o desfile passará: mais segurança para comemorar a data | Foto: Divulgação/GDF Presente

As obras tiveram início na segunda-feira (14) e seguem até a próxima semana. Os serviços são realizados por equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), GDF Presente e pela Administração Regional do Plano Piloto.

“Estamos preparando tudo para que o percurso onde será realizado o desfile seja seguro para todos; a programação da festa cívica poderá ser celebrada por toda a família”, informa o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros.

Trabalhos

[Numeralha titulo_grande=”6,5 toneladas ” texto=”Média de massa asfáltica utilizada diariamente nas obras da N1 e da S1″ esquerda_direita_centro=”direita”]

Até o momento, as equipes já concluíram os serviços de poda e roçagem das árvores que margeiam as pistas. A área também conta com 6 km de calçadas restauradas e mais acessíveis – foram instalados 14 mapas táteis para facilitar o deslocamento de pedestres com deficiência visual na região.

Agora, o foco é restaurar o trecho asfáltico da N1 e da S1. As obras buscam corrigir trincas e capas soltas ao longo das vias, que aparecem em função do alto fluxo diário de veículos. Para isso, uma média de 6,5 toneladas de massa asfáltica está sendo empregada diariamente.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As melhorias trarão mais conforto e segurança tanto para o público do dia do desfile quanto para quem trafega na região todos os dias. “Todos os anos fazemos esse trabalho de manutenção de vias e calçadas para que o evento ocorra da melhor forma; além disso, a ideia é deixar toda a região e proximidades nas melhores condições para o enorme fluxo de veículos que a área recebe”, explica o coordenador do Polo Central do GDF Presente, Alexandro César.

Obras preparam Esplanada para o desfile de 7 de Setembro