18/08/2023 às 19:31

Norma auxilia prevenção e tratamento de desvios éticos e irregularidades

O documento do Ibram estabelece princípios, valores e diretrizes e compõe o Programa de Integridade

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

A Política de Integridade do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) foi publicada, nesta sexta-feira (18), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O documento estabelece princípios, valores e diretrizes e compõe o Programa de Integridade – voltado para prevenir, detectar e punir desvios éticos e de conduta, atos de corrupção, fraudes e irregularidades.

A Política de Integridade foi elaborada pelo grupo de trabalho constituído, no início do ano, por cerca de 10 servidores do Instituto | Foto: Divulgação/Ibram

“Aprovar a Política é o primeiro passo para podermos prevenir e tratar os riscos de integridade. Ela é a base para fomentarmos uma cultura de comportamento ético e aumentarmos a credibilidade da Administração Pública em geral”, salientou o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer.

A Política de Integridade foi elaborada pelo grupo de trabalho constituído, no início do ano, por cerca de 10 servidores do Instituto, com apoio da Controladoria-Geral do DF (CGDF). Desde 2016, quase 30 instituições públicas implantaram programas de integridade com o apoio da CGDF.

Entre as diretrizes, da norma do Brasília Ambiental, está a incorporação de padrões elevados de conduta, ética e probidade nas relações pessoais e organizacionais, assim como o fortalecimento dos canais de comunicação interna e externa.

*Com informações do Ibram