Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
21/08/2023 às 19:40, atualizado em 23/08/2023 às 15:28
Última etapa da obra, que tem investimento de mais de R$ 33,2 milhões e beneficia diariamente cerca de 70 mil motoristas, está em execução
O Viaduto de Sobradinho vai ganhar uma terceira faixa de rolamento na pista que leva a Planaltina. A última etapa da obra do complexo viário, que soma investimentos de mais de R$ 33,2 milhões, é uma expansão do que hoje é uma pista de aceleração. Com aproximadamente 1 km de comprimento, a faixa extra vai até a altura do Condomínio Alto da Boa Vista.
?“Quando saem do viaduto, os veículos precisam reduzir a velocidade para receber os motoristas vindos de Sobradinho, que estão trafegando mais lentamente por terem acabado de fazer o retorno”, explica o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fauzi Nacfur Junior. “A terceira faixa vai melhorar o fluxo na saída do viaduto e permitirá que todos estejam na mesma velocidade no ponto em que a pista volta a ter duas faixas de rolamento”, completa.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
Batizado com o nome de Complexo Viário Padre Jonas Vettoraci, importante líder religioso da região na década de 1980, o viaduto foi construído pelo DER na BR-020, rodovia que liga Planaltina ao Plano Piloto. Inaugurado no início de julho, o elevado de 1,2 km de comprimento tem beneficiado cerca de 70 mil motoristas que transitam todos os dias pela região.
A estrutura oferece duas faixas para quem vai do Plano Piloto para Planaltina e outras duas para quem faz o sentido oposto. Já a área inferior do viaduto abriga quatro alças. A primeira é usada como retorno para quem vem do Plano Piloto, enquanto a segunda permite ir de Sobradinho para a Rota do Cavalo. A terceira faz o sentido contrário: da Rota do Cavalo para Sobradinho. E a quarta serve de retorno para quem vem de Planaltina.
Ajustes
O complexo viário teve seu limite de velocidade alterado, além de ter recebido reforço nas sinalizações – tudo para levar mais segurança e fluidez ao trânsito da região.
“Baixamos o limite de velocidade nas alças de 40 km/h para 30 km/h. Também melhoramos as sinalizações e estamos instalando balizadores para direcionar o fluxo na saída da Rota do Cavalo para Sobradinho”, informa o presidente do DER.
“Toda obra precisa passar por ajustes, em especial as viárias. Com o trânsito liberado, podemos fazer as adequações necessárias de acordo com as diversas situações que se apresentam”, complementa.