23/08/2023 às 13:58, atualizado em 23/08/2023 às 19:16

Serviços do GDF para pessoas com deficiência são ressaltados em evento

Secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, participou de sessão solene na Câmara Legislativa como parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na noite de terça-feira (22), homenageou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, promovida nacionalmente entre 21 e 28 de agosto. Durante o evento, a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, que integrou a mesa de honra, destacou os esforços da pasta para ampliar o acesso aos serviços.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi idealizada em 1963, pela Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais | Fotos: Divulgação/Agência Saúde-DF

“A Secretaria de Saúde pode e dá a sua parcela de melhoria nos serviços e na integração para pessoas com deficiência. Diante da necessidade, de pronto, nos mobilizamos e cedemos 13 profissionais para que fizessem a renovação de laudos do Passe Livre Especial, para que uma pessoa com deficiência não ficasse nas portas dos equipamentos de saúde aguardando”, exemplificou. “Conseguimos, com isso, renovar 2.500 laudos em 14 dias, reduzindo a espera em 68%”, detalhou sobre a medida adotada neste mês.

Durante a sessão, a gestora da pasta também falou da busca de constante aprimoramento. “Há o nosso compromisso de aquisição de mais próteses, órteses, materiais especiais. Temos uma rede robusta e todo um esforço para aumentar não só o número de equipamentos, mas a prestação de serviços.”

O Distrito Federal conta com três Centros Especializados de Reabilitação na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Juntos, ele reabilitam, atualmente, mais de mil pacientes.

O programa de órteses e próteses também é um diferencial. Na rede, são dispensados 11 tipos de próteses, incluindo as mais modernas, feitas de titânio. De 2018 ao primeiro semestre de 2023, 1.420 pacientes da capital foram contemplados.

Próteses sob medida são feitas na Oficina Ortopédica do Núcleo de Produção de Órteses e Próteses (Nupop). O acesso ocorre por meio do Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses e Próteses e Materiais Especiais (Naompe), localizado na estação de metrô da 114 Sul. A avaliação deve ser agendada neste site, pelo telefone (61) 2017-1145 (ramal 1164) ou por mensagem no número (61) 99166-6218 (WhatsApp).

O secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos, e a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, estiveram presentes na sessão solene da CLDF

Além da secretária de Saúde, participaram da mesa de solenidade o deputado distrital Robério Negreiros; o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos; o presidente do Instituto de Gestão Estratégia de Saúde do DF (IgesDF), Juracy Cavalcante Lacerda Junior; e outros representantes da sociedade envolvidos na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Semana comemorativa

Instituída no calendário nacional por meio da Lei 13.585/2017, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi idealizada em 1963, pela Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Fenapaes). Todos os anos, a celebração ocorre entre 21 e 28 de agosto.

Os dias de homenagem visam ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social e combater o preconceito e a discriminação a pessoas com deficiência.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Conexão entre pessoas

Neste ano, o tema da semana é “Conectar e somar para construir a inclusão”. O objetivo é mostrar à população que a conexão entre as pessoas, por meio da comunicação interpessoal e digital, é capaz de ampliar horizontes e perspectivas.

Na Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência amplia o acesso e qualifica o atendimento às pessoas com deficiência no Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços englobam atendimento integral – desde vacinas e consultas a ações mais especializadas em reabilitação e atendimento hospitalar, incluindo o fornecimento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, quando necessário.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)