29/08/2023 às 17:15

Conselho dos Direitos da Mulher empossa novas integrantes na quinta

Conselheiras assumem mandato para período 2023/2025 para contribuir com a fiscalização, construção e implementação de políticas públicas voltadas às mulheres

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A Secretaria da Mulher (SMDF) realizará evento de posse das conselheiras, representantes do poder público e da sociedade civil, do Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal (CDM-DF). Durante a cerimônia, na quinta-feira (31), às 14h30, no Salão Branco do Palácio do Buriti, também serão entregues os certificados para o exercício do mandato de 2023/2025.

O CDM-DF contribui com políticas públicas voltadas às mulheres | Foto: Divulgação/SMDF

O encontro tem como objetivo promover um ambiente de receptividade às novas conselheiras, convidando-as à participação em um espaço de diálogo e parceria a fim de fortalecer a fiscalização, construção e implementação de políticas públicas voltadas às mulheres do Distrito Federal. O ato também vai celebrar os 35 anos de criação do CDM-DF, ressaltando a importância da concretização e fortalecimento desse órgão de deliberação coletiva.

O Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal é composto por 25 integrantes titulares designadas pelo governador do Distrito Federal, observada a seguinte composição:

I – Doze representantes do poder público do Distrito Federal, que podem ser tanto da administração direta quanto da indireta, indicadas com os respectivos suplentes, independentemente da estrutura governamental vigente à época, e pelos dirigentes máximos de cada área. São elas: Saúde, Educação, Casa Civil, Diversidade, Pessoa com Deficiência, Economia, Trabalho, Segurança Pública, Desenvolvimento Social, Gestão Governamental, Defensoria Pública e IPEDF

II – Doze representantes de entidades da sociedade civil, todas da área de gênero, selecionadas mediante processo seletivo público, tendo sua presidente escolhida pelo governador do Distrito Federal, conforme regimento interno da entidade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal/CDM-DF, criado pelo Decreto nº 11.036, de 9 de março de 1988, é órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, vinculado à Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF), nos termos do parágrafo único do art. 35 do decreto nº 39.610, de 1º de janeiro de 2019, e do § 2º do art. 5º do decreto nº 40.698, de 7 de maio de 2020.

Serviço

Solenidade de posse das conselheiras do CDM-DF
– Data: quinta (31)
– Horário: 14h30
– Local: Salão Branco do Palácio do Buriti.

*Com informações da SMDF