30/08/2023 às 19:10

Kits esportivos reforçam saúde e integração de jovens socioeducandos

Parceria entre as secretarias de Saúde e de Justiça e Cidadania busca promover bem-estar físico e mental, além de fortalecer vínculos sociais entre os jovens do DF em conflito com a lei

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Na manhã desta quarta-feira (30), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) protagonizou um marco importante ao participar da cerimônia de entrega de materiais de saúde destinados ao Sistema Socioeducativo vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). A ação, iniciada em julho e finalizada neste mês, resultou na distribuição de 30 kits contendo, cada um, 63 materiais esportivos. Foram doados, ao todo, 1.890 itens às unidades de todo o DF.

O material adquirido a partir de colaboração entre a SES-DF e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) foi entregue Unidade de Internação de Saída Sistemática (Uniss) | Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

As aquisições são fruto de uma colaboração entre a SES-DF e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Os recursos, que incluem bolas, aros de basquete, colchonetes, jogos de xadrez, dominó, bingo, redes esportivas, cama elástica, petecas e kits de tênis de mesa, foram adquiridos em consonância à Política Nacional de Atenção à Saúde de Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas (Pnaisari).

O objetivo é estimular ações conjuntas entre as equipes de saúde e as socioeducativas para promover o cuidado integral dos jovens. A compreensão de que a prática de atividades esportivas não apenas beneficia a saúde física e mental, mas também fomenta a interação e melhora os relacionamentos entre os pares, embasou a iniciativa.

“Essa parceria com a Opas favoreceu a educação em saúde. Os equipamentos que estamos proporcionando à Sejus nada mais são do que o fortalecimento da política nacional voltada a esses jovens”, destacou o subsecretário de Atenção Integral à Saúde (Sais), Maurício Fiorenza.

Para o diretor da Uniss, Jayme Daltro, “a grande importância dessa entrega é que ela vai ampliar nossas possibilidades de atendimento. Vamos poder diversificar o número de modalidades que os adolescentes poderão praticar”

O evento, que ocorreu na Unidade de Internação de Saída Sistemática (Uniss), última a receber o kit, contou com a presença de representantes da Saúde, da Sejus, além de profissionais da unidade. Entre eles, o subsecretário do Sistema Socioeducativo, Daniel Félix: “Sabemos que a SES-DF é uma grande parceira e hoje veio cumprir o seu papel institucional ao auxiliar a política de prestar atendimento aos nossos adolescentes. É uma política muito complexa, mas os desafios são feitos para serem vencidos. Estamos muito gratos pelo recebimento desses equipamentos”, diz.

Diretor da Uniss, Jayme Daltro enfatiza ainda que os novos materiais darão aos jovens maior leque de escolhas. “A grande importância dessa entrega é que ela vai ampliar nossas possibilidades de atendimento. Vamos poder diversificar o número de modalidades que os adolescentes poderão praticar.”

Inclusão e bem-estar

A entrega desses recursos propicia a implantação e a execução de atividades educativas, de reabilitação, preventivas e curativas junto à população socioeducativa, fortalecendo suas oportunidades de desenvolvimento integral.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A especialista socioeducativa em Educação Física Silvia Lobato explica que o objetivo é levar novas experiências aos jovens da unidade. “Procuramos trazer outras atividades corporais, seja em um alongamento com relaxamento, seja uma aula de expressão corporal. A ideia é que eles tenham uma prática de atividade física na qual possam vivenciar essa transição e levem isso ao saírem daqui, pois é uma questão importante para a saúde. O esporte ajuda a prepará-los ainda mais para a vida”, afirma Lobato.

Juntos pela saúde

A parceria entre a SES-DF e a Sejus é um reflexo do que estabelece a Pnaisari. A política representa um avanço significativo na busca pela integração entre as secretarias de estado na garantia do acesso de adolescentes em conflito com a lei aos serviços de saúde, tanto dentro quanto fora das unidades de internação.

“Queremos cada vez mais aproximar as duas secretarias para que possamos cumprir, de maneira mais robusta e assertiva, a interface do que se fala em relação ao adolescente que está em cumprimento de medida socioeducativa”, pontua a diretora de Áreas Estratégicas da Atenção Primária da SES-DF, Paula Lawall.

*Com informações da SES-DF