31/08/2023 às 20:41

Servidores fazem ação de conscientização ambiental sobre resíduos sólidos

As 25 regiões administrativas que possuem coleta seletiva inclusiva receberão informações do SLU sobre o trabalho desenvolvido pela cooperativa local

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Os servidores da Unidade de Sustentabilidade e Mobilização (USMOB) da Diretoria Técnica do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) Júlio Campos e Nelson Gonçalves estão visitando as 25 regiões administrativas que possuem o serviço de coleta seletiva inclusiva, realizada por cooperativas de catadores contratadas pelo SLU.

As reuniões têm o objetivo de apresentar aos administradores regionais o trabalho desenvolvido pela cooperativa local | Foto: Divulgação/SLU

“Nessas visitas, levamos o presidente da cooperativa, os mobilizadores e apresentamos como é feito o trabalho. Solicitamos a eles uma parceria para divulgação juntos aos moradores, às associações comerciais e aos órgãos públicos. Nosso objetivo é sensibilizá-los em torno da correta segregação dos resíduos”, afirmou o servidor Júlio Campos.

As reuniões têm o objetivo de apresentar aos administradores regionais o trabalho desenvolvido pela cooperativa local. Eles também abordam a correta segregação e acondicionamento dos resíduos, além dos dias e horários das coletas e dos benefícios da reciclagem e da compostagem. Nos encontros, os servidores das administrações aprenderam, também, sobre o Geoportal, o aplicativo do SLU e sobre a Lei dos Grandes Geradores. Cruzeiro, Núcleo Bandeirante, Fercal e Candangolândia foram as regiões já visitadas pelo SLU.

Ao final, a autarquia disponibiliza os informativos disponíveis para divulgação e se coloca à disposição para estabelecer novas parcerias e oferecer apoio para a melhoria da gestão de resíduos sólidos nas regiões administrativas. “Solicitamos o apoio das administrações regionais para a divulgação dessas informações junto aos moradores e comerciantes locais, por meio de estratégias discutidas de forma específica em cada reunião e de acordo com a realidade local”, afirma o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira.

*Com informações do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal