07/09/2023 às 17:27, atualizado em 07/09/2023 às 18:03

Brasília Monumental oferece gastronomia, shows e diversão no 7 de Setembro

Evento inédito, realizado pela Setur em parceria com a Associação Amigos do Futuro, vai até 19h30 desta quinta; encerramento terá apresentação da Orquestra Filarmônica de Brasília

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

A comemoração do 7 de Setembro em Brasília contou com um evento inédito, o Brasília Monumental, resultado de parceria entre a Secretaria de Turismo do DF (Setur) e a Associação Amigos do Futuro. Até as 19h30 desta quinta-feira, o evento oferece, no Eixo Cultural Ibero-Americano, diversas opções gastronômicas, Arena Gamer, parque de brinquedos infláveis, teatro infantil e shows.

O Brasília Monumental reúne, nesta quinta, opções gastronômicas de diversos restaurantes da capital | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Iniciado às 11h, ao lado da Torre de TV, o Brasília Monumental tem foco na gastronomia do DF, reunindo 20 restaurantes da cidade com pratos exclusivos, no valor a partir de R$ 30. Participam da iniciativa restaurantes como Calaf, Miau que Mia, Dom Romano, Geleia Burguer e Notte D’Incanto Pizzaria.

O encerramento do Brasília Monumental terá a apresentação, às 18h, da Orquestra Filarmônica de Brasília interpretando clássicos do rock, seguido por queima de fogos.

“Comemoramos a independência do Brasil, uma data importante para Brasília. Foi para isso que nós preparamos o evento, festejar a nossa Pátria amada. Brasília não é só política, tem o segundo maior polo gastronômico, vamos mostrar a Brasília que muitos talvez não conheçam. Está bem bacana, muita coisa gostosa pra comer, muita coisa legal, a criançada tem um espaço maravilhoso”, convida o secretário do turismo, Cristiano Araújo.

“É uma grande tenda confortável, com mesas, cadeiras, sombra. Conseguimos reunir uma representatividade significativa da gastronomia de Brasília. É um projeto para a gente celebrar a história da nossa Independência”, destaca o coordenador de gastronomia do evento, Newton Garcia.

Teatro infantil integrou a programação variada do evento, uma opção inédita para os brasilienses aproveitarem o feriado de 7 de Setembro

A aposentada Cáritas Borges, 53, foi ao desfile na Esplanada dos Ministérios pela manhã. Ao passar próximo ao evento, ela notou o movimento e decidiu participar. “Vim pela comida. Eu sou brasiliense, sou aquela que nasci aqui, mas sou uma turista eterna, adoro tudo. Comi o carreteiro e estava uma delícia”, elogia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para o empresário Luiz Henrique Soares, 20, o evento é uma oportunidade de fomentar os negócios. Trabalhando na tenda de tapiocas, ele está satisfeito com o local cheio. “Eu coloquei meu estande aqui hoje pra demonstrar um pouco do meu trabalho. Muitas pessoas vão passar por aqui, então é muito importante. O movimento está ótimo e temos vendido muitas tapiocas”, comemora.

Durante o dia, o evento ofereceu contação de histórias com Nyedja Gennari, apresentações da Companhia de Teatro Infantil Neia e Nando, da Companhia UniDuniTê, e show com a cantora Dhi Ribeiro.

Brasília Monumental oferece gastronomia, shows e diversão no 7 de Setembro