07/09/2023 às 18:04, atualizado em 07/09/2023 às 18:22

Começa sinalização de trechos pavimentados do Pistão Sul

Via, que recebe investimento de R$ 43 milhões do GDF, tem extensão total de 10,8 km, sendo que 8,1 km já receberam o novo asfalto

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) deu início ao trabalho de sinalização horizontal de trechos que já receberam o novo pavimento na via do Pistão Sul no sentido Taguatinga – Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB). Com investimento total de R$ 43 milhões, a obra de reconstrução asfáltica do Pistão Sul, quando concluída, vai beneficiar aproximadamente 60 mil motoristas que trafegam diariamente pelo local.

Equipes trabalham na sinalização dos trechos pavimentados do Pistão Sul no período entre as 21h e as 5h | Foto: Divulgação/DER-DF

As equipes contratadas pelo DER-DF trabalham de segunda a sexta-feira e, quando necessário, também aos fins de semana e feriados para dar celeridade às obras de reconstrução asfáltica do Pistão Sul. O novo pavimento pela via sentido Taguatinga – EPNB, que corresponde a 5,4 km de extensão, já foi concluído. Esse trecho está pronto para dar início à última etapa das obras, a de sinalização. As equipes vão priorizar a sinalização das faixas de pedestres, que totalizam 16 nos dois sentidos do Pistão Sul, trabalho iniciado na terça-feira (5).

Cerca de 80 funcionários trabalham, simultaneamente aos serviços de sinalização, na conclusão da reconstrução asfáltica na via sentido EPNB – Taguatinga, que já teve 2,7 km de serviço executado, cuja extensão total é a mesma do sentido já concluído.

“Antes, era muito buraco e tinha uma trepidação enorme. Era como se a gente estivesse andando em uma estrada de chão. Agora está bem melhor”, disse o motorista de ônibus Welington Pires

“Estamos em obras no Pistão Sul. Pedimos aos usuários da via que tomem cuidado e redobrem a atenção quando transitarem por aqui. Agora que a via está recebendo a sinalização, os motoristas e pedestres devem transitar com cuidado”, defendeu o superintendente de Obras do DER-DF, Cristiano Cavalcante.

Além do serviço de reconstrução asfáltica, a empresa contratada também vai executar obras complementares, como canteiro de obras e ciclovia de 5,4 km, que vai receber massa asfáltica nos próximos dias. “Estamos colocando os alambrados aqui também para evitar a travessia de pedestres. Eles devem utilizar as passarelas ou as faixas de pedestres para que transitem com segurança”, explicou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O motorista de ônibus Welington Pires, 46 anos, relembra como era o pavimento do Pistão Sul antes de receber a intervenção do GDF. “Antes, era muito buraco e tinha uma trepidação enorme. O asfalto era todo irregular. Era como se a gente estivesse andando em uma estrada de chão. Agora está bem melhor”, afirmou.

O comerciante Vagner Gonçalves, 41, diz que as obras eram necessárias: “Era ruim demais aqui, tinha muito buraco. Agora ainda adicionaram mais uma faixa de rolamento onde só existiam duas, então ajudou também no trânsito. O pavimento melhorou”, destacou.

Começa sinalização de trechos pavimentados do Pistão Sul