07/09/2023 às 16:59

Escolas públicas do Distrito Federal brilham no desfile cívico-militar

Mais de 600 pessoas, entre estudantes e servidores da SEEDF, participaram do tradicional desfile cívico, em Brasília

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Com gritos do público de “Viva a Educação!”, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) marcou presença no tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro, que registrou presença de cerca de 50 mil pessoas, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A participação da SEEDF contou com a apresentação de 553 estudantes e apoio de 65 servidores responsáveis pela organização e suporte aos alunos, desde a saída das unidades de ensino até a Esplanada. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, assistiu a apresentação dos estudantes da rede pública de ensino.

A estudante Jéssica Maria de Jesus Dias, emocionada, segurando a faixa de abertura da SEEDF, no desfile desta quinta (7) | Fotos: Divulgação/SEEDF

O desfile foi um momento especial para a Jéssica Maria de Jesus Dias, 18, estudante do CED 619 de Samambaia, que foi responsável por puxar a delegação da SEEDF. Ela conta que este foi seu primeiro desfile e ficou muito feliz em poder fazer parte dessa data tão importante. “Eu me sinto muito feliz e estava muito ansiosa, porque é uma experiência única na vida da gente, representando a escola”, contou animada.

Franciscleide de Abreu Ferreira, servidora da pasta e responsável pela participação da SEEDF, avaliou o desfile dos estudantes como um grande sucesso.

“Os gestores e a equipe de organização se empenharam muito para que os nossos estudantes, além de brilharem no desfile, pudessem compreender a importância da data festiva para o nosso país, desenvolvendo o sentimento de nacionalismo, patriotismo, civismo, ética e cidadania. Nesse sentido, a Educação tem papel fundamental como guia do conhecimento, sobretudo do estímulo ao respeito aos aspectos e expressões existentes no país da diversidade. Estamos muito felizes com a linda participação dos nossos meninos e meninas”, afirmou.

A apresentação dos estudantes da rede pública do DF foi um espetáculo à parte. O desfile contou com a banda e o corpo coreográfico do Centro Educacional CCI Sênior (Samambaia) que tocou o pot-pourri Axé – Tempo de alegria e Eva.

Apresentação de alunos de escolas públicas do DF no desfile cívico-militar

A Coordenação Regional do Gama levou a escola CEF 11, que, durante o trajeto, tocou a música Eu só quero um xodó, de Dominguinhos e Anastácia, fazendo o público cantar junto. Já a Regional de Planaltina marcou presença com o CEM 01, que apresentou a música Conquista do Paraíso, do músico grego Vangelis. Para finalizar a apresentação da SEEDF, a Regional de Ceilândia levou à Esplanada o projeto social Arte Jovem, com a execução da música O que é, o que é, de Gonzaguinha, e Isto o que é?, do compositor João Gilberto.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Após o desfile, todos os alunos receberam kit com lanche, água e foram conduzidos aos ônibus escolares para retornarem às unidades de ensino.

Com o tema Democracia, Soberania e União, o Desfile Cívico de 7 de Setembro contou com a passagem das tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea), com veículos e aeronaves, profissionais do Corpo de Bombeiros, além de bandas e participações especiais de várias instituições. O final do desfile teve a tradicional apresentação aérea da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira.

*Com informações da Secretaria de Educação