13/09/2023 às 13:15, atualizado em 13/09/2023 às 14:11

Alunos de Planaltina participam de atividades sobre preservação do Cerrado

Estudantes do Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima foram até o Parque Ecológico Sucupira, em iniciativa que contou com trilha, teatro e contação de histórias

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Cerca de 150 alunos do Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, em Planaltina, participaram de uma ação extracurricular na manhã desta quarta-feira (13). Em alusão à Semana do Cerrado, a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Sema) promoveu trilha, contação de histórias e teatro no Parque Ecológico Sucupira, na mesma região administrativa, para conscientizar sobre a prevenção do bioma, o segundo maior do país.

Estudantes do CEF Nossa Senhora de Fátima participaram de uma ação extracurricular no Parque Ecológico Sucupira, em Planaltina, nesta quarta (13) | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Durante a trilha, que durou cerca de 30 minutos, os estudantes viram de perto uma área atingida por incêndio florestal. De acordo com a coordenadora do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais da Sema, Carolina Schubart, a ação visa conscientizar sobre queimadas. “Essa trilha até a área queimada é muito importante, porque, durante a caminhada, os brigadistas explicam a importância do Cerrado e da vegetação. O nosso objetivo é repassar informações sobre prevenção de incêndios florestais e ensiná-los sobre o que deve ser feito em casos de queimadas”, destacou.

Andrey Maciel: “Eu aprendi sobre não poluir o meio ambiente e tomar cuidado para não causar queimadas”

O aluno do 5º ano Andrey Alves Maciel, 11 anos, elogiou a estrutura montada para a contação de histórias. “Eu achei muito legal e bastante criativo. O cenário que eles montaram ficou bom, além do ambiente, muito agradável. Eu aprendi sobre não poluir o meio ambiente e tomar cuidado para não causar queimadas”, compartilhou.

Camila Vieira: “Aprendi sobre os bichos e o que fazer quando pega fogo, como chamar ajuda”

Já a colega de turma Camila Vieira, 17, revelou que estava bastante ansiosa para a trilha. “Eu vim de óculos de sol para fazer a caminhada. Estou muito animada para a trilha. Até agora aprendi sobre os bichos e o que fazer quando pega fogo, como chamar ajuda”, disse, empolgada.

Para a ação, a Sema contou com o apoio do Instituto Brasília Ambiental, do Batalhão de Polícia Ambiental e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). As atividades em alusão à Semana do Cerrado continuam até domingo (17). Para conferir a programação completa, acesse o site da Sema.

Alunos de Planaltina participam de atividades sobre preservação do Cerrado