13/09/2023 às 09:44

Atletas que eram rivais se tornam dupla medalhista em Ribeirão Preto

A dupla do DF Pedro e Guilherme, que ganhou o bronze no tênis de mesa, costumava se enfrentar em competições

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Que o esporte é instrumento de crescimento individual e interação social, todo mundo sabe – e os Jogos da Juventude 2023 mostram essa teoria na prática. Depois de se enfrentar em competições de tênis de mesa durante anos, a dupla de mesatenistas do DF Pedro e Guilherme subiu ao pódio e levou a medalha de bronze na competição, que segue até sábado (16), em Ribeirão Preto (SP).

A dupla Pedro e Guilherme se destacou nas competições: rivalidade se transformou em desempenho conjunto bem-sincronizado | Foto: Felipe de Noronha/SEEDF

Dos mais de 4,5 mil atletas que participam do evento promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), 155 representam o DF graças a uma parceria com a Secretaria de Educação (SEEDF). Além da medalha que conquistaram, Pedro Costa de Oliveira, 17 anos, e Guilherme de Oliveira, 16, se destacaram por sua comunicação, seus contextos diferentes e por serem, ordinariamente, adversários em competições.

Espírito esportivo

Pedro e Guilherme já competiram em jogos regionais e nacionais, e muitas vezes jogaram um contra o outro. Tal rivalidade não foi o suficiente para diminuir o espírito esportivo e maturidade dos atletas, que ficaram amigos dentro e fora das quadras.

Na quadra em que se realizavam vários jogos simultâneos de tênis de mesa, a dupla brasiliense era a que mais dialogava entre si. Os atletas ouviam com atenção quando o companheiro indicava mudanças e estratégias necessárias para vencerem seus adversários. Essa interação foi chave para seu desempenho na modalidade.

“Vendo de fora, você consegue avaliar muito sobre o oponente, então era importante dar dicas um para o outro de como melhorar e tentar nos ajudar”, conta Pedro. “Comunicação melhora o entrosamento dos jogadores, melhora o jogo e nos deixa mais confiantes”. Aos jovens atletas que buscam ser melhores em suas modalidades, ele recomenda: “Não desanimem e não desistam. Continuem tentando”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os atletas

Aluno do Centro de Ensino Médio (CEM) 5 de Taguatinga, Pedro joga tênis de mesa há mais de dez anos. Foi inspirado pelo pai, que também já participou de competições na modalidade. “Além da saúde, o esporte me motivou a ficar fora do mau caminho”, conta o atleta. “Me sinto muito motivado na vida”.

Já Guilherme, que estuda no Centro Educacional Leonardo da Vinci, na Asa Norte, treina há quatro anos e faz sua estreia nos Jogos da Juventude. “Vou levar comigo as amizades e o que aprendi com a oportunidade de conhecer pessoas de outros esportes, pois entendi muito sobre as outras modalidades”, afirma.

*Com informações da SEEDF