14/09/2023 às 16:31, atualizado em 14/09/2023 às 17:00

Reconstrução de rede pluvial em Sobradinho evita danos ambientais

Equipes da Novacap promovem reparos em regiões afetadas por erosões e com risco de rompimento de tubulações

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

Equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) realizaram, na última semana, o trabalho de reparação da rede de águas pluviais que fica na Quadra 01, conjunto E1, de Sobradinho. A reconstrução da rede incluiu serviços como a instalação de bocas de lobo, meios-fios e a restauração do Poço de Visita (PV), um dos elementos que compõem a rede de águas pluviais e que serve para dar acesso à inspeção e limpeza de canalizações.

A demanda foi apresentada pela administração local e a obra acompanhada pela Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb). Segundo o administrador de Sobradinho, Gutemberg Tosatte, houve rompimento de uma tubulação no encaixe de um PV de águas pluviais, ocasionando uma grande erosão.

A reconstrução da rede, em Sobradinho, incluiu serviços como a instalação de bocas de lobo, meios-fios e a restauração do Poço de Visita (PV) | Foto: Divulgação/Novacap

“Foi feito o reparo, solicitado por quem morava próximo ao local. A comunidade estava preocupada com o crescimento da erosão, que em casos extremos poderia levar até ao desmoronamento da rua”, observou Gutemberg.

O administrador disse que as equipes da Novacap atenderam prontamente e, além da captação de águas pluviais voltar ao normal, as obras contribuíram para a limpeza do local, que estava sendo usado como depósito irregular de entulhos e lixo pela população.

De acordo com o chefe da seção de manutenção de drenagem de águas pluviais da Novacap, Edivaldo Oliveira do Amaral, a erosão representava risco de rompimento da rede de esgoto que sai da estação elevatória da Caesb, que fica bem próxima à rede de águas pluviais.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Esse rompimento iria causar sérios danos ambientais, principalmente se descarregasse ali no Ribeirão Sobradinho. Além de ser um serviço expressivo para evitar o comprometimento na captação de esgoto na região”, ressaltou Edivaldo. Ele explicou que a vida útil da rede às vezes chega ao fim, por isso reparos como esse são sempre necessários.

Prevenção

Na terça-feira (12), a Novacap realizou mais uma restauração de rede pluvial, dessa vez em Samambaia. A obra foi realizada na Quadra 402, Conjunto 22, em Samambaia Norte. Os serviços foram os mesmos da rede de Sobradinho, com a reconstrução do PV e outros reparos.

“Alertamos sempre para o lançamento irregular de esgoto nas redes pluviais. Estamos prestes a vivenciar o período chuvoso, então pedimos para a população também não jogar entulhos na rua ou no chão, porque são carregados para o sistema de drenagem e podem causar enchentes e outros danos”, destacou o representante da Novacap.

Reconstrução de rede pluvial em Sobradinho evita danos ambientais