15/09/2023 às 08:23

Cinema, teatro e música movimentam o fim de semana do brasiliense

Atrações culturais nos equipamentos públicos do Distrito Federal têm opções para todas as idades e todos os gostos

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

O fim de semana no Distrito Federal está repleto de atrações de cultura e lazer promovidas pelas secretarias de Cultura e Economia Criativa (Secec) e de Turismo (Setur). Há opções para todos os gostos, desde exposições fotográficas a shows e cinema. O destaque vai para o Cine Brasília, onde volta a estar em cartaz o longa Retratos Fantasmas, escolhido pelo Ministério da Cultura para representar o Brasil na corrida por uma vaga na categoria Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2024. O filme será exibido até o dia 21, em duas sessões diárias, às 16h e 18h.

O filme ‘Retratos Fantasmas’ representará o Brasil na disputa por uma vaga na corrida pelo Oscar 2024 | Foto: Divulgação

Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, tem duração de 90 minutos e convida os espectadores a embarcar em uma envolvente jornada pelas transformações e evoluções no coração da cidade do Recife, capital pernambucana. Pelas lentes das salas de cinema, a história nos transporta para a formação dos comportamentos e narrativas culturais que moldaram o Recife e o Brasil ao longo do tempo. A classificação indicativa é livre. Para conferir os outros filmes em cartaz no Cine Brasília, acesse o site.

Espetáculos

Paulo Kalu cantará músicas românticas no Espaço Cultural Renato Russo

O Espaço Cultural Renato Russo está com uma programação completa para o final de semana. Nesta sexta-feira (15), o público poderá assistir ao show Livre, leve, amor, de Paulo Kalu, em formato voz e violão. O repertório terá composições românticas do músico e artista cearense. A apresentação será às 19h, com meia-entrada custando R$ 25. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pela internet ou na própria bilheteria do teatro.

Para quem gosta de artes cênicas, também nesta sexta, o Teatro de Bolso Espaço Cultural Renato Russo apresenta a comédia de stand-up Que loucura é essa?, na qual Vini Spindola recebe convidados especiais da companhia 100 Punch. A sessão será a partir das 20h, e os ingressos, que custam R$ 15, podem ser comprados antecipadamente pela internet.

O humorista Vini Spindola receberá convidados na comédia ‘Que loucura é essa?’

Exposição

Ainda neste fim de semana, o projeto Vitrine Viva divulga o trabalho de artesãos e manualistas do Distrito Federal. Nesta sexta, a artesã Luiza Helena vai fabricar roupas de bonecas e bebês em crochê, enquanto Cleziania Ribeiro fará, em tempo real, uma escultura em barro. As demonstrações ocorrem no Pátio Brasil Shopping, na loja Artesanato de Brasília, das 16h às 20h.

Já as artesãs Cátia Carmona e Josiany Cristina estarão se apresentando na unidade do Artesanato de Brasília do Alameda Shopping, em Taguatinga. Elas vão demonstrar, das 14h às 18h, a criação de bolsas e outros itens em crochê. As lojas integram um projeto da Setur de promoção da arte produzida na capital.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

No domingo (17), o destaque na programação cultural é a terceira edição da Festa Preta, no Eixo Cultural Ibero-Americano, a partir das 10h. O objetivo do evento é celebrar a cultura negra e reunir famílias de todo o Distrito Federal com uma programação voltada para as crianças no período da manhã, incluindo cineminha e fotos com os personagens da turma. A entrada é gratuita e a classificação, livre. A cortesia deve ser retirada previamente na internet.