15/09/2023 às 16:42

Inscrições de novos estudantes da rede pública para 2024 começam em outubro

Interessados devem se inscrever entre os dias 3 e 31 de outubro, pelo site da Secretaria de Educação ou pelo telefone 156

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

No início de outubro começam os períodos de inscrições para o ingresso de novos estudantes na rede pública de ensino do Distrito Federal para o ano de 2024. Os alunos do ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio) que desejam ingressar na rede pública devem realizar a inscrição entre 3 e 31 de outubro, pelo site da Secretaria de Educação (SEE-DF) ou pelo telefone 156. Durante o mesmo período, os estudantes que possuem deficiência, transtorno do espectro autista, transtornos funcionais específicos ou altas habilidades/superdotação devem fazer inscrição na Coordenação Regional de Ensino em que desejam ingressar.

Para quem já está matriculado na rede pública de ensino e que deseja mudar de escola, a solicitação deverá ser feita diretamente na escola no qual o estudante está matriculado. As inscrições para o remanejamento escolar ocorrerão no período de 7 a 17 de novembro para alunos do ensino regular. Para os que possuem deficiência, transtorno do espectro autista, transtornos funcionais específicos ou altas habilidades/superdotação, as inscrições para o remanejamento escolar ocorrerão no período de 3 a 31 de outubro.

Para as inscrições realizadas pelo site, é necessário que os candidatos, ou responsáveis legais, estejam atentos para o correto preenchimento dos dados | Foto: Divulgação/SEEDF

Para aqueles que buscam vaga na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o período de inscrição será de 24 de outubro a 12 de novembro, e poderá ser realizado tanto pelo site da SEEDF quanto pelo telefone 156.

Inscrições

Para as inscrições realizadas pelo site, é responsabilidade dos candidatos o correto preenchimento dos dados solicitados: CPF do estudante, nome completo, conforme a certidão de nascimento ou carteira de identidade (sem abreviaturas ou acentos), data de nascimento, nome da mãe ou do responsável, CEP da residência ou trabalho da mãe, do pai ou responsável legal (obrigatório), endereço residencial/trabalho correspondente ao CEP informado, o período/ano/série pretendido pelo candidato para 2024, bem como o número de telefone e e-mail.

Caso o estudante não possua CPF, a inscrição deverá ser feita pelo telefone 156.

A informação do CEP possibilitará que o estudante seja direcionado a uma vaga, conforme disponibilidade, em uma das unidades escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal mais próximas ao endereço indicado. Portanto, não há escolha de unidade escolar no momento da inscrição.

É importante que os responsáveis fiquem atentos ao finalizarem as inscrições. Após o preenchimento das informações solicitadas nesse momento, clique na opção “gravar”, pois o cadastro será finalizado somente se os dados informados estiverem completos e corretos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Resultado e matrículas

A divulgação do resultado das inscrições a vagas está prevista para o dia 28 de dezembro, a partir das 18h, no site da Secretaria de Educação. O estudante, pai ou responsável deve comparecer à escola na qual foi contemplado, levando os documentos necessários para confirmar a matrícula.

O período de efetivação de matrícula está previsto para ocorrer entre 3 e 10 de janeiro de 2024.

Vale ressaltar que a consulta do resultado é de inteira responsabilidade do candidato ou do seu responsável. A Secretaria de Educação do Distrito Federal não envia comunicado sobre o resultado das inscrições.

Confira abaixo a relação de documentos necessários (originais e cópias) para efetivar a matrícula na rede pública de ensino do DF:

? Documento de identificação do estudante, como Carteira de Identidade/Registro Geral (RG), Certidão de Nascimento ou outro documento oficial com foto;
? CPF do estudante;
? Carteira de Identidade/Registro Geral ou CNH do responsável legal pela matrícula do estudante;
? CPF do responsável legal pela matrícula do estudante;
? Declaração Provisória de Matrícula (Deprov) ou Histórico Escolar;
? Comprovante de residência e/ou do local de trabalho, conforme o endereço indicado no ato da inscrição;
? Duas fotografias 3×4;
? Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH, nos termos da Lei Distrital nº 4.379/2009;
? Carteira de Vacinação, conforme Lei nº 6.345/2019;
? Número de Inscrição Social (NIS) do estudante;
? Número de Inscrição Social (NIS) do responsável legal pela matrícula do estudante.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF)