18/09/2023 às 10:45, atualizado em 18/09/2023 às 12:07

Mulheres têm 400 vagas em cursos profissionalizantes no Gama

As aulas presenciais serão ministradas no Centro Olímpico e Paralímpico da cidade, enquanto as online serão pelo YouTube

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Oportunidade de profissionalização para o público feminino. O projeto Mulheres Criativas começa mais uma série de capacitações gratuitas nesta segunda-feira (18). Desta vez, os cursos presenciais ocorrerão no Centro Olímpico e Paralímpico do Gama, onde permanecem até 21 de outubro. Também são oferecidas qualificações online. Para participar, basta se inscrever neste link. O prazo de inscrição não tem data final.

O projeto Mulheres Criativas já atendeu mais de 7 mil alunas em cursos de capacitação para aumentar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho | Foto: Cresce-DF

?As aulas presenciais serão nos turnos matutino, das 8h às 12h, e vespertino, das 14h às 18h, de segunda a sábado. A carga horária total de cada curso é de 24 horas. A oferta é exclusiva para mulheres a partir de 17 anos, que podem escolher quantos cursos desejarem nas duas modalidades, presencial e online. Podem participar moradoras de todo o DF.

?Ao todo, são ofertadas 400 vagas em 10 cursos – sendo que cada turma tem capacidade para até 40 alunas. As capacitações serão Panificação e biscoitos; Confeitaria e doces; Design de sobrancelhas; Estética facial; Corte, costura e modelagem; Cabeleireira; Maquiagem e automaquiagem; Pizzaiolo e salgados; Marmitaria e Extensão de cílios. A cada semana, serão promovidos dois cursos (confira o cronograma ao final).

Devido a problemas técnicos no canal do projeto, as aulas online serão transmitidas pelo canal Cult TV, que também apresenta podcasts semanais com as professoras envolvidas nas capacitações.

Donas do negócio

A chef Ada Silva ensina às participantes receitas fáceis e vendáveis, que não exigem equipamentos ou ingredientes inacessíveis | Foto: Cresce-DF

Com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), a iniciativa começou em 2022 e já atendeu mais de 7 mil mulheres. “O projeto tem o objetivo de criar oportunidades para inserção de mulheres no mercado de trabalho em funções com melhor remuneração, tendo em vista a ainda existente disparidade de salários e condições de emprego entre homens e mulheres”, afirma o subsecretário de Difusão e Diversidade Cultural, João Cândido.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

?O presidente da Associação Cresce-DF, Eduardo Campos, acrescenta que os cursos visam promover, incentivar e fortalecer o empreendedorismo entre o público feminino. “O projeto coopera com mulheres que têm inclinação ao empreendedorismo, porém têm dificuldade em acessar oportunidades de qualificação”. Dados do Sebrae apontam que o percentual de mulheres donas de negócio no DF, na comparação com homens, é de 35%, acima da média nacional, que é de 34,4%.

?Professora do curso de Panificação e biscoitos, a chef Ada Silva, afirma que, logo após a primeira aula, as alunas já estão aptas para empreender. Ela garante que as receitas que ensina são fáceis, vendáveis e práticas, além de não requererem maquinário e nem ingredientes inacessíveis.

?“No mercado gastronômico, você consegue empreender de imediato e em todas as áreas, na confeitaria, na panificação, na cozinha quente e fria. Elas já saem de lá sabendo fazer as receitas e se quiserem fazer no mesmo dia já conseguem. Podem assar o pão no forno de casa e sovar o pão na mão”, frisa a chef, que soma 23 anos de atuação na área. A chef garante que o retorno financeiro é certo: logo no começo das vendas, é possível obter até 300% de lucro.

?Cronograma de cursos

Semana 1 (18 a 23 de setembro)
? Manhã: Estética facial
? Tarde: Maquiagem

?Semana 2 (25 a 30 de setembro)
? Manhã: Cabeleireira
? Tarde: Corte, costura e modelagem

?Semana 3 (2 a 7 de outubro)
? Manhã: Designer de sobrancelhas
? Tarde: Extensão de cílios

?Semana 4 (9 a 14 de outubro)
? Manhã: Confeitaria e doces
? Tarde: Salgaderia

?Semana 5 (16 a 21 de outubro)
? Manhã: Marmitaria
? Tarde: Panificação e biscoito

?Mais informações podem ser obtidas aqui.