20/09/2023 às 15:18

Comemoração do Dia da Árvore é antecipada com educação ambiental

Crianças da Arie Granja do Ipê aprenderam sobre o Cerrado, ouviram contação de história e realizaram plantio de Buriti em evento promovido nesta quarta (20) pelo Instituto Brasília Ambiental

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado nesta quinta-feira (21), os alunos da Escola Classe Ipê, na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Granja do Ipê, participaram de diversas atividades voltadas a conscientização da preservação desse bem tão valioso. A ação foi realizada nesta quarta (20) pela Unidade de Educação Ambiental (Educ) do Instituto Brasília Ambiental e integra a programação de festividades pelo Dia do Cerrado, celebrado no dia 11 de setembro, e que está sendo realizada durante todo o mês.

As crianças fizeram o plantio de mudas de buriti próximo ao córrego que fica dentro da escola, simbolizando o Dia da Árvore | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Na manhã dessa quarta-feira, 400 crianças do 1° ao 5° anos aprenderam sobre a biodiversidade do Cerrado com a apresentação das publicações do Eu Amo Cerrado. Desenvolvido pela Educ, o material mostra a variedade de mamíferos, aves, árvores, peixes e frutos existentes no bioma. Com esses cartazes será desenvolvido ainda um mural ambiental na escola. As crianças fizeram também o plantio de mudas de buriti próximo ao córrego que fica dentro da escola, simbolizando o Dia da Árvore.

Na ocasião, a educadora ambiental do Instituto Brasília Ambiental, Mariana dos Anjos, contou a história O Buriti da Praça e a Menina do Coração Verde, com o auxílio dos professores voluntários Danilo Xavier, Marta Curvelo e Srì Gopinatha Das. “A ideia foi falar sobre a importância das árvores, especialmente o buriti, como patrimônio ecológico para a cidade e para o Cerrado de forma lúdica e prazerosa. Na história que contei, fiz adaptações para falar da Arie Granja do Ipê e sentir pertencimento e cuidado do público. A resposta veio logo no fim da apresentação, com crianças superempolgadas me contando sobre o ambiente”, comemorou Mariana.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Dia Nacional do Cerrado

Em 2023, completam-se 20 anos em que a data foi instituída, por meio do Decreto s/n, de 20 de agosto de 2003, com o objetivo de conscientizar sobre a conservação e a preservação do segundo maior bioma brasileiro, que fica atrás apenas da Amazônia. O Cerrado abriga uma das maiores biodiversidades do mundo, com mais de 6 mil espécies de árvores e 800 espécies de aves, sendo que a maior parte da cobertura está no Planalto Central.

As atividades em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado continuam ao longo do mês de setembro, confira a programação:

Dia 27
Cinco anos do Parque Educador, projeto fruto da parceria entre o Brasília Ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Educação. O evento ocorre no auditório da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE), das 9h às 11h e das 13h30 às 16h.

Dias 29 e 30
Feira Ambiental e Exposição Natureza é…, no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), no Jardins Mangueiral.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental