20/09/2023 às 17:13, atualizado em 20/09/2023 às 17:37

Pavimentação da DF-285 transforma o dia a dia de produtores do PAD-DF

Obra entregue em 2021 levou asfalto para mais de 13 quilômetros da região e facilitou o escoamento da produção

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

A vida do produtor agrícola do Núcleo Rural Jardim II, no Paranoá, Ronaldo Vieira dos Santos, 41 anos, mudou completamente depois da pavimentação de 13,5 quilômetros da DF-285 concluída pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em 2021. Com o investimento de R$ 20,6 milhões, o produtor que, antes levava 1h30 para chegar à cidade, agora gasta menos de 1h com mais conforto e segurança após serviços de terraplanagem, drenagem e pavimentação na região do PAD-DF.

“Eu posso dizer que mudou da água para o vinho. Era uma estrada de chão terrível e em péssimo estado, com muitos buracos. Depois que asfaltou, tivemos uma melhora na nossa qualidade de vida. O asfalto reduziu em mais de 30 minutos no trajeto que eu faço até a cidade, sem contar que o deslocamento é mais seguro”, afirmou.

Além de melhorar a trafegabilidade para mais de 5 mil condutores que utilizam a DF-285, a obra beneficia produtores do Núcleo Rural Jardim II e de cidades mineiras | Fotos: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

Além de melhorar a trafegabilidade para mais de 5 mil condutores de veículos que utilizam a DF-285, a obra realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) beneficia diretamente produtores do Núcleo Rural Jardim II e das cidades mineiras de Unaí, Cabeceira Grande, Buriti de Minas e Palmital, que também utilizam a via para escoar a produção agrícola.

“O mais importante é que, agora, a mercadoria chega limpa ao consumidor final. Antes, o caminhão de transporte quebrava praticamente todos os dias e o gasto com combustível era maior. Mesmo com a lona, a gente precisava limpar a mercadoria porque chegava toda suja de terra e, às vezes, o comprador nem queria receber. Depois da pavimentação, chega tudo limpinho”, pontuou Ronaldo.

O tempo de viagem do produtor Ronaldo Vieira dos Santos para Planaltina caiu de 1h30 para menos de 1 hora

“Essa obra era uma demanda antiga dos produtores rurais e, além de ser uma intervenção estruturante, que liga DF e MG, contempla também alguns núcleos rurais, como Cariru, Capão Seco e, em especial, os moradores do Núcleo Rural Jardim II. É uma rodovia importante em termos de escoamento de produção agrícola e ao mesmo tempo beneficia moradores da comunidade”, defendeu o engenheiro do DER Fabiano Guimarães.

Bom para o comércio

Wesley da Silva Leite: “A pavimentação trouxe um alívio para quem é daqui”

Wesley da Silva Leite, 29, tem um comércio na comunidade do Núcleo Rural Jardim II. Ele lembra como era complicado o transporte para buscar mercadoria na cidade antes da pavimentação da DF-285. “Era muito sofrido. Direto eu preciso ir à cidade, como tenho comércio, é praticamente todo dia. A pavimentação trouxe um alívio para quem é daqui. Reduziu bastante meu tempo até chegar em Planaltina”, compartilhou.

“De todos os governos que já passaram pelo DF, foi somente nesta gestão que olharam para nós e resolveram as nossas dificuldades. O governador foi o único que falou e fez. E ainda há mais coisas boas para virem, tenho certeza”, concluiu.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os recursos de R$ 20,6 milhões foram aplicados na pavimentação de duas faixas de rolamento numa extensão de 13,5 km, entre o final do trecho de 6,5 km até o balão com a DF-100. Paralelamente a esse serviço, o DER pavimentou, com recursos próprios, 1 km da estrada vicinal VC-461, que liga a DF-285 ao Núcleo Rural Jardim II.

A ação integra o programa Caminho das Escolas, que visa facilitar o acesso às unidades de ensino rurais. As escolas beneficiadas pelo asfalto entregue foram o Centro de Ensino Fundamental Jardim II e a Creche Núcleo Rural Jardim II.

Pavimentação da DF-285 transforma o dia a dia de produtores do PAD-DF