21/09/2023 às 12:56

Equipes do HCB recebem treinamento lúdico para garantir a comunicação

Com técnicas de palhaçaria, ação abordou temas delicados presentes em relações trabalhistas

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Gestores do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) participaram de uma capacitação, no Auditório Oscar Moren. O módulo Comunicação Efetiva integra o Programa de Desenvolvimento de Gestores. A ação foi organizada pela Gerência de Recursos Humanos do HCB em parceria com voluntários da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace). Foram usadas técnicas de palhaçaria na abordagem de temas delicados presentes no cotidiano das relações de trabalho e nos processos de gestão.

“Imaginem como comunicar um feedback negativo sem melindrar, desrespeitar o outro. Comunicação efetiva não é apenas dizer o que deve ser comentado de forma clara, efetiva e direta. Ela evolui a partir disso, respeitando o interlocutor sem gerar nele reações desagradáveis”, explica o facilitador “Dr. Sovaco”, auxiliado pelo “Dr. Já Passou”.

“Doutores” Sovaco e Já Passou levaram descontração a um tema delicado | Fotos: Divulgação/ HCB

Durante a oficina, foram trazidas também situações como a indiferença do liderado diante de comandos ou a ausência da forma clara no repasse de informações — tudo para demonstrar o quanto a comunicação efetiva, não-violenta, é imprescindível no dia a dia do trabalho.

Por meio de atividades dinâmicas e lúdicas, “Dr. Sovaco” estimulou a equipe do HCB a exercitar a escuta, demonstrando que a expressão corporal também é importante para a comunicação. “Comunicar não é falar, é certificar-se que o outro entendeu o que foi dito. Precisamos ouvir o que o outro está falando e não só com os ouvidos, mas com tudo que temos”, afirmou.

Equipe do HCB foi estimulada a a exercitar a escuta, demonstrando que a expressão corporal também é importante para a comunicação

Para os gestores, a atividade foi positiva. A assessora técnica do Núcleo de Contratos, Josete Mendonça, aprovou a forma lúdica que foi adotada: “É um assunto muitas vezes difícil de abordar. Fizemos uma ruptura, mostrando que você pode abordar um assunto que é super importante para o hospital – no nosso contato com a equipe, com os usuários – de uma maneira mais leve”.

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A gerente da Linha de Cuidado do Paciente Onco-hematológico, Lorena Borges, considerou o uso de recursos lúdicos bastante didático: “Nós pudemos nos expressar, tirar dúvidas. Com aquela metodologia de vídeo, apresentação, assimilamos menos; quando você pratica, é melhor”.

*Com informações do HCB